Sobre calúnias e caluniadores

Rolam muitos trocadilhos nas redes sociais. Normalmente são simpáticos, pois sintetizam verdades, mas de um jeito gostoso de ler. O mais recente – “Se um Moro já causa estrago entre os corruptos, imagina um Mourão!” – viralizou. Deixou os maus políticos em polvorosa. “É uma ameaça à democracia”, repetem sem cessar, contando com a ruidosa ajuda da imprensa para espalhar o seu temor por aí.

Recordo que, em 1993, a mesma “ameaça” veio à tona. Naquela ocasião, o Chefe do Estado-Maior do Exército criticou os denominados “anões do orçamento”, um grupo de parlamentares que havia desviado algo em torno de R$ 150 milhões, valor que parece migalha se comparado ao que se tem desviado nos últimos tempos. Foi o bastante para que, em causa própria, a classe política alardeasse que a democracia corria perigo.

A adesão de boa parte da imprensa, reforçando a ideia de que a ameaça era iminente, foi o suficiente para que, desde então, políticos corruptos se sentissem à vontade para assaltar os cofres públicos. Portanto, não é de estranhar o fato de ter sido agora encontrada, no apartamento emprestado a Gedel Vieira Lima, ministro nos governos Lula e Temer, a fabulosa quantia 51 milhões de reais, em dinheiro vivo. Aí, poucos enxergaram ameaça à democracia…

Quem assistiu até o fim a resposta do General Mourão à questão que lhe foi colocada no restrito âmbito de uma loja maçônica, viu que ele expressou, com precisão, o que vai na alma dos verdadeiros soldados: “A minha geração foi marcada por sucessivos ataques contra a nossa Instituição, feitos de forma covarde e não coerente com os fatos ocorridos entre 1964 e 1985. Buscamos fazer o melhor e levamos pedrada de todos os lados”.

Pois é bem essa a realidade. A nossa geração (minha turma é dois anos anterior à dele), permanente e exclusivamente voltada para o preparo do Exército como instrumento de defesa nacional, totalmente afastada das questões políticas, acompanhou, silenciosamente, o verdadeiro massacre sofrido pela Força desde o dia em que nos apresentamos em nossos primeiros quartéis, no início dos anos 1970.

Logicamente, nós já deveríamos estar vacinados contra as mentiras. Há meio século, temos lido e ouvido calúnias contra os militares nos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, a mesma ladainha tem sido repetida em universidades públicas e em algumas particulares. “No tempo da ditadura, todos fomos torturados”, tornou-se verdadeiro bordão de quem quer se passar por vítima.

Não bastasse, em “Os Dias Eram Assim”, a rede Globo mostra um regime brutal e reforça a verdadeira lavagem cerebral a que tem sido submetida parcela do povo brasileiro. Trata-se de mais uma produção para, de certa forma, lançar uma cortina de fumaça sobre a realidade do Brasil de hoje, da corrupção desenfreada, do cidadão enclausurado, refém do tráfico e de assaltantes. Aí, ninguém vê ameaça alguma…

Ela também não é vista em um Congresso que custa R$ 28 milhões/dia, enquanto há mais de 12 milhões de desempregados. Nem na violenta guerra civil do Rio de Janeiro, resultado da incompetência e da corrupção. Nem no assalto aos cofres da Petrobras. Nem quando um líder do MST incentiva seus integrantes a se armar, partir para a guerra, a tocar fogo no Brasil. Nem quando líderes do PT ameaçam e anunciam uma luta armada e sangrenta. Muito menos quando um ex-ministro do governo Lula, Ciro Gomes, desafia o juiz Sérgio Moro a prendê-lo, afirmando que, se isso vier a acontecer, “ele receberá a turma do Moro na bala”.

Ora, há no mínimo uma falsidade de quem afirma não enxergar essas ameaças. Que deixem de ser falsos, pois “cada falso tem o cadafalso que merece”. “Você riu desse trocadilho? Pois o Damon Hill”. Mas, se não riu, caro leitor, e se tanta podridão não o deixa preocupado, nada posso fazer para convencê-lo.

De qualquer forma, não se preocupe, pois não haverá golpe algum. O golpe já foi dado por uma quadrilha que se apossou da chave do cofre da Petrobras para arrancar para si toda a riqueza que lá havia e, o mais grave, para acabar com a nossa dignidade. Uma quadrilha que, mais uma vez, tem a cara de pau de posar de vítima. Façam-me o favor!

57 Respostas para “Sobre calúnias e caluniadores”

  1. Paulo Cesar de Castro Diz:

    Perfeito, Bonat!
    Cumprimentos por mais este artigo, tão oportuno.
    #soumorosou mourão
    Gen Castro

  2. LUIZ CARAMURÚ Diz:

    BONAT, COM SIMPLICIDADE TU DISSESTE TUDO QUE ESSA CAMARILHA VERMELHA ATÉ HOJE NÃO ENTENDEU: O BRASIL É UM PAIS CRISTÃO, ABOMINA ESSA INVESTIDA VERMELHA DESENFREADA E ATUALMENTE DESESPERADA. O QUE O MOURÃO PRECONIZOU, NÃO É UMA AMEAÇA, É UMA CONSTATAÇÃO FUTURA CASO QUEM DE DIREITO NÃO TOMAR AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS. PELO JEITO,”OS DIAS NÃO VÃO FICAR ASSIM!” CARAMURÚ

  3. Monteiro Gomes Diz:

    Caro Mestre,éramos, no campo social,a nação do homem cordial. Hoje somos,na antropologia, a civilização do hommo trouxas. O país do futuro teve por destino nos dar de presententrada a involução do hommo sapiens.
    Belo texto.

  4. Gonzaga Diz:

    Retornou em grande estilo, meu amigo. Parabéns!

  5. Antonio Pais dos Santos Filho Diz:

    Amigo Bonat
    Sempre me perguntam em minha Loja Maçônica, por ser o único militar do Exército, o que vamos fazer. Eu respondo nada.
    É vergonhoso ver e escutar tanta imbecilidade, esperando que algum dia a punição chegue a esses falsos nacionalistas.
    Ainda tenho confiança em meus irmãos de armas, principalmente os da ativa.
    Um forte abraço
    Pais

  6. Marco Antonio Diz:

    Admito as boas intenções do Mourão, mas sua atitude foi imprudente, a menos que tenha sido autorizado pelo Comandante a insinuar a possibilidade de um golpe militar, o que considero altamente improvável. A subsequente manifestação do Comandante se mostrou muito mais coerente e compatível com o seu propósito declarado de não permitir que a Força Terrestre seja fator de instabilidade política. Decisão sábia, pois já há demasiados fatores de instabilidade em campo.

  7. Ailson Oliveira Colossi Diz:

    Meu Grande General você sabe que eu servi em Porto Alegre em 1965 em um quartel de elite que dava garantia ao comandante do terceiro exercito na época, conheci alguns dos Grandes generais daquela epoca
    Geisel, Costa e Silva ministro da guerra (na época). Quando entravam
    numa sala você sentia o peso do simples olhar, ali estava um grande
    militar, como todos foram. Bonat precisamos mais generais Mourão
    muitos mais pois estes políticos são muitos e são os únicos que roubaram e ainda não aconteceu nada com eles até quando um Renan Juca Sarnei e tantos outros vão ficar rindo em nossa cara? Obrigado pelo desabafo que é de todos nós. Abração

  8. Edu C. C. Lucas Diz:

    Caro General Bonat
    Parabéns por mais este lúcido artigo. Gostei quando disse que “o General Mourão expressou, com precisão, o que vai na alma dos verdadeiros soldados”. Claro que num momento em que todos os implicados com a justiça mentem desbragadamente, ouvir verdades causa espécie e grande preocupação e, daí, o negócio é tentar atingir quem falou. Mas o berreiro da camarilha esquerdista e corrupta foi um verdadeiro tiro no pé, pois as pessoas de bem e patriotas estão apoiando incondicionalmente o bravo líder e chefe militar – Gen Mourão e como consta no início de seu artigo: “Se um Moro já causa estrago entre os corruptos…

  9. Afonso Pires Faria Diz:

    Parabéns general, pela lucidez. Quem ler entenderá que as ameaças a nossa frágil democracia passam ao largo da fala do general Mourão.

  10. Abdo Diz:

    Bonat,
    simples, conciso e preciso. Tem o meu apoio incondicional.
    Abraços,
    Abdo

  11. André Dambros Diz:

    Li e gostei por ter lido e entendido a verdade sobre o ocorrido que acompanhei pela imprensa que, como disse, sempre aderente aos corruptos, pois uma fatia deste bolo deve ser servida também a eles. Meu abraço e obrigado pela agradável leitura proporcionada.
    Meu forte abraço.

  12. CEL HILGENBERG INF 76 Diz:

    Excelente meu General.
    Muito direto e objetivo, defendendo o posicionamento muito franco do Gen Ex MOURÃO ao participar de uma Sessão Branca em uma Loja do GOB, em BSA/DF.
    - Eles sentem medo e ficam muito incomodados quando o Gigante parece despertar.
    BRASIL!…

  13. Edeluz Maria Taborda Ribas Alves Diz:

    Parabéns pelo excelente artigo.
    Se a imprensa escrita,falada e televisiva se valesse de sua penetração para engrandecer a Nação brasileira, sem duvida seriamos o melhor país do mundo.

  14. manoel soriano neto Diz:

    Palmas, muitas palmas, amigo Bonat! As suas considerações estão perfeitas. Que a luta continue!
    O mais amigo dos abraços deste seu admirador,
    Soriano.

  15. Hugo Diz:

    Parabéns General. Muito bem colocadas as suas palavras!

  16. Casemiro Urbano Diz:

    Muito bom o artigo, General! Da minha parte, estou farto dessa coberta de proteger bandidos e corruptos chamada de “estado democrático de direito”. O direito aos bons, aos mais a perda dele.

  17. Alfredo Cherem Filho Diz:

    Prezado General
    Vivemos a inversão total de valores , onde a mentira prevalece sobre a verdade, onde o bom é enaltecido como o mau e vice versa, mas eu acredito na salvação vinda de quem sempre esteve pronto e nós sabemos quem são.
    Um forte abraço, obrigado pelo envio.
    Alfredo Cherem Filho

  18. Luiz Jahir De Zorzi Junior Diz:

    Parabéns, Lúcido, claro, conciso e honesto como de costume.
    Um forte abraço!
    De Zorzi

  19. Gustavo Aguiar Rocha da Silva Diz:

    Prezado General Bonat:

    Enfim uma opinião lúcida, exposta com a sobriedade e a elegância de sempre, a respeito do que disse o General Mourão, cuja fala nada teve de alarmante.

    Cá entre nós, Mourão por Mourão prefiro o outro, Olímpio Mourão Filho (1900-1972), que botou a tropa na rua e o governo Goulart prá correr.

    Um abraço.

  20. Reges francisco Moraes da Cunha Diz:

    Gen Hamilton!
    Parabens , à muitos anos nao lia uma excelente coluna de um jornalista ou escritor com Enorme Realidade, Coragem e Veracidade.
    Estamos sendo enganados , por LuLasssss… Por Gedelsssss, por Eduardossss Cunhassss… e a lista nao tem fim..,
    Quando nosso povo, do Bem, vai acordar.?????
    O Que precisamos fazer mais para esse Povo Trabalhardor , acordar..????
    Minha neta de 03 anos e 09 mesee JA ESTA PAGANDO ESTA ESTA CONTA.
    Abraços
    Reges F M da cunha
    Blumenau – SC

  21. betty Diz:

    Bom dia, Hamilton!
    Esclarecedor para mim, pontos aí abordado!
    Parabéns e abraços!

  22. Juan Koffler Diz:

    Meu preclaro e douto amigo Bonat:
    Seu arrazoado é irretocável e reflete com singela clareza uma realidade insofismável. Nossas linhas de pensamento, com certeza, cruzam-se e confundem-se ao longo dos nossos escritos. Apenas uma diferença a meu desfavor: eu sou extremamente cáustico; sempre fui. Aprendi do meu pai (piloto da Luftwaffe), mas literalmente contrário aos tresloucados pensamentos nazistas. Apenas “teve” que servir.
    Em realidade e infelizmente, nossa sociedade continua não estando preparada para absorver a história mais recente (que se dirá, então, da história colonial). Costumo dizer que nossos alunos (nos três níveis) são excelentes “replicadores” de tudo aquilo que lhes parece “diferente” ou “contestador”, sem atentar para o poder explosivo que carregam certas “ideologias”. Isto eu já constatava nos idos de 68 em Porto Alegre, em plena revolução e “operando” nas universidades como “observador”.
    Desafortunadamente, de lá para cá, nada mudou (em sentido positivo). Ao contrário, a alienação acadêmica parece ter crescido exponencialmente, fato que permite – mesmo que parcialmente – compreender o indigesto e crônico descalabro em que nos encontramos.
    Pois digo-lhe, plenamente convicto (e não é de hoje): nossos comandantes já deveriam ter programado uma intervenção “profilática”, antes que os descalabros assumissem estrutura gigantesca, tal qual é o caso hoje constatado. Meus escritos, desde antes de 2003, já sinalizavam para essa potencial hecatombe em que hoje vivemos. Era mais que previsível.
    Esse “descuido”, todavia, não pode ser atribuído aos comandantes, pois ele faz parte do “modus vivendi” social pátrio.
    Hoje pagamos por nossa leniência.
    Parabéns (novamente) por suas cordatas e bem-traçadas linhas!
    Fraterno abraço!

  23. Aramis Chagas Borges Diz:

    Perfeito seu comentário Gen. Bonat, vários formadores de opinião criados pela mídia que se travestem de intelectuais tentam de alguma forma manchar o General Mourão com uma imagem de golpista, mas sabemos que golpistas são aqueles que se apropriam das riquezas do nosso Brasil de forma corrupta e estes que defendem o sistema de desvios. Parabéns pelo seu texto.

  24. amilton cesar marinho dias Diz:

    Bom dia General.
    A forma como foi colocado seu artigo é perfeita. Hoje em dia em nome da democracia se faz de tudo, tudo é permitido, colocar fogo em veículos, fechar estradas , chingar autoridades, só se tem direitos, mas deveres quanto a ser cidadão nada é cobrado.
    Parabéns pelo artigo.
    Forte abraço, tudo justo e perfeito.

  25. Hamilton de Oliveira Ramos Diz:

    “Prossigamos crendo na atrevida esperança da vitória do bem, da verdade, da legitimidade e da justiça.”
    Há que ser atrevido…
    Parabéns Bonat.

  26. salim mussi Diz:

    Prezado General Bonat:

    Como sempre a discrição elegante de sempre, opinião clara e expos com precisão a palestra do General Mourão apoiado no art. 142 de CFB e pela maioria do povo.,

    No Brasil sempre terá um Mourão alerta como o outro, o Olímpio , para honrar as linhas de pensamento da do povo brasileiro, e que serva de alerta para os “vermelhos” pois estamos quietos mas alertas.

    Um triplo abraço
    Salim

    Um abraço.

  27. Luiz Cláudio mehl Mehl Diz:

    Caro Hamilton
    Muito bem colocadas as suas observações, especialmente sobre fatos históricos e realidades.Por não me deixar levar pelo medo de expressar meu entendimento, acredito que a manifestação do cidadão (e aí nos incluo)é livre e necessária.
    Quando no entanto representamos uma instituição, ainda mais respeitada como o exército brasileiro, deve-se ter prudência pois o que então dizemos reverbera e tem significado denso e abrangente para toda a corporação, que como já disse, tem importancia fundamental para o país.
    Quanto as manifestações do sr. Boulos,Lula e cia.,além do senador destemperado,não devemos nivelar com eles o exercito brasileiro, que é sim digno do nosso respeito.
    Àqueles, cabe a justiça dar o lugar que merecem, e o Dr.Moro está apontando onde está este lugar.
    Perdoe-me pela impertinência,mas não me conformo em ser espectador, preciso ser protagonista.
    Abc
    Luiz Cláudio

  28. Jose R Vanin Diz:

    Que felicidade ler este artigo. Os soldados e o povo brasileiro não podem e nem devem deixar o General Mourão largado às feras socialistas que tomaram conta do nosso País. Temos que resgatar nossa dignidade, como bem fala. Voce conhece muito bem minha desilusão com o nosso Brasil e, a minha esperança para deixar um futuro digno para meu neto é os bons brasileiros se erguerem. Para mim não há esperança; para meus filhos talvez. Abç.

  29. Francisco G.S.Cardoso Diz:

    Bom dia General,

    Excelente suas colocações,
    Mas convenhamos não há interesse da Sociedade em mudar o Brasil, a ladainha é contínua, às instituições promiscuas não cumprem seu papel o manto legal da falada melhor constituição do mundo não cobre toda nação, a política do toma lá dá cá sempre funciona muito bem distrai o povo com pão e circo migalhas apenas.
    Aqueles que deveriam manter a ordem e dar o bom exemplo estão alheios aos desnorteei-os sociais, cadê os órgãos fiscalizadores o cidadão comum tem mostrar suas marcas pessoais e o larápio sai com quantidades surreais de dinheiro e ninguém viu.
    Crise aonde talvez o assalariado sofra suas consequências, mas quem tem dinheiro, contínua na sua gastança, veja nos feriados, no carnaval que maravilha praias lotas e por aí vai.
    Vivemos um falso moralismo crise financeira nunca existiu o dinheiro esta por aí na mão de poucos abençoados privilegiados da hipocrisia nossa crise sempre foi moral e ética.
    Leis incompreensíveis favorecem quem? Os malandros coloquem estes indivíduos em cela comum feita no espaço mínimo para 40 tem-se 300 e veja o que acontece? Tem condições diplomas terá do bom e melhor?
    Aqui nesta terra maravilhosa de encantos mil, tem riqueza suficiente para acabar com todas as desgraças basta haver entendimentos começando de cima para baixo afinal todos irão virar comida de minhoca.
    As forças armadas deveriam intervir sim, para manter o poder colocar estes antipatriotas em seu devido lugar e daqui á quatro anos indicar nova eleição livre, quem já foi candidato não poderia se candidatar novamente, mas como o povo desconhece da história por falta de estímulo da boa educação fica fácil manipular.
    Este mundo só irá melhorar com ajuda de todos, antigas civilizações deixaram apenas marcas de sua existência para provar a nós incrédulos, Egípcios, Maias, Astecas, Lemúria, Atlantes. Sociedades consideradas hoje moderníssimas nem os cientistas atuais conseguiram promover o que eles fizeram…
    Porque detinham e retinham poder e conhecimento, mas não sabiam dividir para somar concentraram tudo até seu fim, o mesmo vai acontecer conosco por interesses nos destruiremos estão á passos largos de uma terceira guerra mundial os efeitos será devastadores.

  30. Mario Gardano Diz:

    Amigo Bonat, você retratou bem o palco desta tragicômica pátria Brasil ;espero que as palavras do General Mourão, venham a se tornar atos que impeçam a continuidade dessa pantomina.
    Abraços
    Mário Gardano

  31. Giovani Amaral Diz:

    Caro Gen Bonat,
    Fico feliz em saber que o amigo já está em plena performance em seus bem escritos e esclarecedores textos.
    A vida realmente não está fácil de encarar com todas as maracutaias desses “nossos” homens públicos, embora creio que a maioria deles jamais teriam sido eleitos por nós, pessoas esclarecidas e patriotas que somos, e, quando alguém do bem, como o Gen Mourão, se propõe a esclarecer o que a constituição abarca, com relação à segurança e proteção de nossa pátria, aqueles usurpadores se levantam cheios de falsa moral para condenar e cobrar providências e punição a este. Que contrassenso !!! Quem de fato deve ser julgado (e condenado) são aqueles.
    Enfim, como estamos numa democracia, todos temos o direito de nos expressarmos e por isso o Gen Mourão tem todo o direito de falar o que pensa, ainda mais com o conhecimento que possui.
    Como seu texto mencionou trocadilhos, lá vai meu trocadilho: – Ao senhor, pelo excelente texto, Palmas; ao Gen Mourão pela coragem de dizer o que tem que ser dito, Tocantins!

  32. Theodoro da Silva Junior Diz:

    Nossos respeitosos cumprimentos E PARABENS pelo excelente artigo “DE CALÚNIAS E CALUNIADORES”.

  33. Cel Avelleda Diz:

    Excelente texto, caro amigo Bonat. Falou e disse. Parabéns.

  34. Ariel Fonseca Diz:

    Parabéns, meu amigo Gen Bonat. Mais uma vez, você aborda com a situação com exatidão, objetividade, clareza e patriotismo, além do seu talento de escritor e acadêmico. Forte abraço do seu velho camarada Ariel.

  35. bonat Diz:

    GAL BONAT
    FIZERAM UMA TEMPESTADE NUM COPO D’ÁGUA .
    O GAL MOURÃO EXPRESSOU NÃO APENAS O QUE VAI NA ALMA DOS SOLDADOS MAS NA ALMA DA MAIOR PARTE DA NAÇÃO.
    DESDE A ERA COLLOR , NA OCASIÃO PELO GRUPO DAS BANDEIRAS LIDERADO PELO GAL . ANTONIO FERREIRA MARQUES , VISLUMBRÁVAMOS QUE A NAÇÃO PRECISAVA DE UMA BOA LIMPEZA , A SITUAÇÃO FOI SE DETERIORANDO E HOJE A LIMPEZA É IMPERIOSA , SEM A QUAL NÃO TEREMOS FUTURO . LUIZ

    UM GRANDE ABRAÇO

  36. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    GENERAL BONAT.

    O MURRO NA MESA FOI DADO E O GUIZO NO PESCOÇO DA ONÇA FOI ATADO. AGORA OU VAI OU RACHA. QUALQUER DAS DUAS ALTERNATIVAS É MELHOR DO QUE FICAR VENDO “A BANDA PASSAR”.
    PARABÉNS AO NOSSO BRAVO GENERAL MOURÃO, QUE RATIFICOU SUA CORAGEM E PATRIOTISMO.
    PARABÉNS AO SENHOR, POR DISSECAR COM PRECISÃO A PODRIDÃO E O DESCALABRO INSTITUCIONALIZADOS DE A a Z, NESTE “GIGANTE” QUE PARECE CANSADO DE FICAR DEITADO EM “BERÇO ESPLÊNDIDO”.

  37. Paulo Geraldo Meyer Diz:

    Grande texto prezado Gen Bonat… Será que cutucaram a onça com a tal vara???

  38. durval santos Diz:

    Meu Carissimo General Bonat

    Comentario por mais uma vez, oportuno, pertinemte e tempestivo.A missão das Forças Armadas é muito mais nobre do que essa podridão da Politica . Cabera a todos nós Civis e Militares , no próximo ano , escolher muito bem e não se deixar enganar , os nossos proximos governantes, pelo menos parte deles. abcs

  39. durval santos Diz:

    Carissimo Amigo General Bonat

    Parabens pelo seu sempre aportuno, pertinente e tempestivo comentario.
    Em outubro do próximo ano nos teremos a GRANDE oportunidade , de mudar pelo menos,parte dessa corja que aí esta.
    abcs durval

  40. Valderez A. Ferreira Diz:

    Boa noite Gal. Concordo com o Sr com relação ao golpe dado no país mas, a meu ver, ele teve início em 2003 quando aquele que eu denomino ladrão cachaceiro, foi eleito Presidente do Brasil.
    Abraços

  41. Dudevant Diz:

    Excelente retorno Gen. BONAT

    O General Mourão colocou bem o problema, em nenhum momento ameaçou a democracia, deu o recados que a maioria gostaria de ter dado.

  42. bonat Diz:

    Grande General Hamilton:
    Parabéns! belos artigos e oportunos à crise que nos assola!… Um abraço, Celso

  43. anita Diz:

    Grande General e colega de Academia de Letras,
    suas palavras vieram lavar a alma de quem acredita neste Brasil, apesar do povinho que o comanda. Tem gente corajosa, como este Gen. Mourão, que deve ter sido iluminado pelo “Arquiteto do Universo”, lá que estava de alma lavada, numa loja maçônica.
    mais de alma lavada é vermos este colega empunhar as letras e, do fundo da alma, sem falso cadafalso como o disse, mostrar que muitos dos algozes que choramingam hoje, na revolução estouravam banco do Ademar de Barros, etc.Ou seja, foram punidos pelos seus atos.
    deixando de lado o tema revolução, que bom ler sua crõnica. DEmais!
    Dra. Anita Zippiin-Presidente da Academia de Letras José de Alencar
    Curitiba-Paraná

  44. Amaury Koschinski Diz:

    Parabéns amigo General BONAT:

    O General Mourão foi muito claro em seu pronunciamento. Todavia, para os atuais políticos que formaram verdadeiras quadrilhas respaldadas pelo judiciário, sentiram-se ofendidos e iniciaram o ataque como sempre fizeram. Daí a importância de enfatizar ao publico a realidade que sabe só a história contada e divulgada pela mídia conivente, apoiada e sustentada por esses mesmos segmentos. parabéns amigo, pelo desprendimento e apoio tão necessários a essa causa.

  45. bonat Diz:

    Prezado Amigo.
    Sua análise sempre perfeita toca acertadamente no nome da Rede Globo.
    Ao meu ver, essa “Rede Esgoto de Televisão” é, infelizmente, a emissora de maior audiência Brasil afora.
    O que seus adoradores não se dão conta é que, subreptíciamente, estão aceitando passivamente a inclusão de valores invertidos dos produtores dessa mídia, gente de moral suspeita, que almeja implantar dentro das famílias, suas vontades e práticas abjetas.
    Sem esquecer que as emissoras da TV são concessões públicas, diante desse descalabro que citou, o estamento federal, ou está totalmente conivente com tudo isso, ou é covarde o suficiente para calar sob a fácil justificativa de não tolher a “liberdade de imprensa”. Abuso este que já virou libertinagem, no meu ponto de vista.
    Parabéns pelo artigo, muito bem escrito. Francisco

  46. bonat Diz:

    Amigo Gen Bonat.
    Muito bom seu comentário. Por sinal, não vi nenhuma ameaça de golpe na fala do Gen Mourão. Ora, se o judiciário não resolver o problema da corrupção, quem a resolverá ? Só no pau mesmo ! Abs. Mário

  47. Carlos Alberto Peron Ramos Diz:

    Caro amigo e primo Bonat,
    Simples assim: Quebremos a espinha dorsal da esquerda: midia, cultura e universidades.

    A questão agora é como fazer. Escola sem Partido já é uma grande tacada.

    Explico:
    A mídia, os meios de comunicação, educação e cultura estão nas mãos da esquerda, antes comunista, defensora do proletáriado, agora “defensora” das minorias. Com discursos bem elaborados, especialização em meias verdades, ocultação de fatos históricos e de notícias importantes, imbecilização da população – Paulo Freire nosso patrono!!!!, financiamento de grupos terroristas, economia do capitalismo de amigos, grandes bilionários da elite despejando dinheiro nessas ações, narcotráfico, rede de pedófilos, todos ajudando o “partidão”. Esse expediente tem consonância no mundo ocidental, europa, eua, america latina. O Gramcismo vem sendo vitorioso e tem seu corolário “nossos defensores nem mesmo saberão que o estão defendendo”. Em suma “o buraco é bem mais embaixo”. Parafraseando o saudoso Ibrahim Suede: “Chause de Loki”.

  48. Luiz Sérgio M Salgueiro Diz:

    Gen Bonat

    Excelente !!!
    Suas observações complementam os comentários em torno da polêmica discussão sobre a palestra do Gen Mourão.
    Como sempre, os oportunistas de plantão só querem surfar na boa onda, sem se importar com a realidade dos fatos.
    Forte abraço,
    Salgueiro

  49. Abreu de Moraes Diz:

    Caro Bonat

    Tudo muito bem dito, como sempre. O artigo põe às claras as verdadeiras intenções desta corja que continuadamente vem tentando enterrar o nosso país . ” Brasil acima de tudo”

  50. udolar groth Diz:

    Em 1964 tinha eu 20anos hoje corro célere para 74.Legal,de um menino a um homem de cabelos grisalhos, e o povo que administra o poder, não conseguiu mudar o processo de proteção ao expert que usa ou usou a economia sofrida das vovós e das crianças para se locupletarem indevidamente em beneficio próprio. o que acontece com outros é que além de não deixarem o seu povo do poder levar mais que o devido criam fundos de garantia para o país. Quando se deparam com a crise protegem o povo. Isso numa economia de mercado e recebem receitas financeiras ou de participação em investimentos externos e inclusive doando para proteção ambiental. E nós temos um fundo mirrado para cada um que trabalha sob a proteção da legislação trabalhista e um processo de apropriação PARA AQUELES ,que se autodenominam legítimos. Que confusão,que vergonha,que assalto,que vexame.Nao concordo com tudo isso,permitir que pablos ou outros nomes representem o poder e gritem seu direito em detrimento do futuro de nossos netos. Não é democracia É Anarquia. Por isso aquele que se candidatar para o futuro próximo deve fazer uma análise de sua competência e apresentar a nação e ao povo um plano real de hierarquia e de honestidade. Pode ser militar ou civil mas não pode ser um deslumbrado. Sempre haverá um inteligente e corajoso. No tempo do crash de 1929 se trocou por eleições o presidente e o eleito apresentou um plano e recuperou a economia mundial vamos ajudar a encontrar um capaz de recuperar a economia nacional. O trigo para o pão precisa ser semeado,na terra estéril não nasce.comentáriode um aprendiz

  51. Mariano Diz:

    Caro Gen. Bonat, muito bem colocado seu artigo, como sempre,mais uma vez o parabenizo.

  52. NELSON MOCHI Diz:

    SOU UM BOINA AZUL 1961 a 1963 no ORIENTE MÉDIO. SE FOR NECESSÁRIO PEGAR EM ARMAS PARA VER NOSSO PAIZ MELHOR SEM CORRUPTOS E VER FUTURO PARA NOSSOS FILHOS E NETOS PODE CONTAR COMIGO.

  53. Joaquim Cardoso da Silveira Filho Diz:

    Prezado Hamilton,
    Oportuníssimo e preciso texto sobre a celeuma causada pela declaração do general Mourão. Que, aliás, expressou a opinião de milhões de brasileiros saturados de ver tanta corrupção, conluios e má-fé dominando a política brasileira. Afinal, se a Justiça brasileira não for capaz de pôr paradeiro aos crimes que vitimam nossa democracia, se esta frágil democracia não for capaz de curar-se por seus próprios meios, que solução restará? Não é o que se deseja, mas a verdade é que há cheiro de fumo no ar.
    Parabéns e forte abraço.

    Joaquim

  54. Fogaça Diz:

    Parabéns Bonat, sintetizou bem o pensamento dos cidadãos de bem do Brasil. As coisas estão melhorando quanto ao reconhecimento do trabalho das Forças Armadas, pois até o Arnaldo Jabor diz na mídia que quem orgulho delas. Grande Abraço.

  55. Luiz Carlos Ghesla Diz:

    Sábias palavras General. Um grande abraço. 649 Carlos

  56. Cap GERALDO Diz:

    Prezado Gen BONAT

    Estou tendo a oportunidade de ler o seu excelente e esclarecedor artigo sobre a fala do Gen MOURÃO.

    Esperamos que os incautos entendam e reflitam bastante.

    Parabéns.

  57. Cap GERALDO Diz:

    Prezado Gen BONAT

    Estou tendo a oportunidade de ler o seu excelente e esclarecedor artigo sobre a fala do Gen MOURÃO.

    Esperamos que os incautos entendam e reflitam bastante.

    Parabéns.

Deixe um Comentário