Seu Jair: mais do que um fotógrafo

É sempre uma satisfação retornar a esta que foi a minha primeira Unidade e, como tal, será eternamente a primeira no meu coração de soldado.

Agradeço ao Coronel Paixão pela oportunidade de estar aqui para, junto com todos os que atualmente servem em nosso Grupo Salomão da Rocha, comemorar os 81 anos de um dos seus mais antigos e queridos integrantes, o Senhor Jair Mendes de Moraes.

Quando me apresentei para servir neste 5º Grupo de Artilharia Autopropulsado, em Fevereiro de 1972, já o encontrei com sua máquina pendurada no pescoço. Desde então, e mesmo antes, Seu Jair tem registrado a passagem de cada um de nós pelo Grupo, seja nas atividades comuns do dia a dia, seja em momentos importantes e históricos da nossa Unidade, como esta foto que trouxe comigo, onde estão retratados os oficiais e sargentos que participaram, em dezembro de 1973, da execução do primeiro tiro com o então recém-chegado obuseiro 105 mm autopropulsado. Como este, guardo comigo dezenas de outros momentos captados pelas lentes do Seu Jair.

Mas não só eu. Sem exagerar, creio que todos os que passaram por aqui nos últimos cinquenta anos têm em seus lares um pouco do trabalho do seu Jair. Ele está presente na casa de milhares de pessoas, desde os Comandantes até os Soldados. São lembranças guardadas com muito cuidado, com muito zelo, com muita saudade, seja num álbum, seja num quadro emoldurado pendurado na parede. Este fato, por si só, serve para realçar a importância do nosso aniversariante para o nosso Grupo e seus integrantes de ontem e de hoje.

Pode estar certo, seu Jair, que são pessoas que o estimam e que aprenderam a admirá-lo pela sua dedicação, honestidade, seriedade, simpatia e educação. Com o suor do seu trabalho, o senhor criou e educou seus filhos. Não deve ter sido fácil, mas o senhor venceu. Para alguns dos filhos, o senhor transmitiu a vocação e os conhecimentos da sua profissão. Eles hoje também são fotógrafos.

Seus filhos e netos devem sentir muito orgulho do senhor. Pois saiba que todos nós também nos sentimos orgulhosos e felizes em poder contar com a sua amizade.

Bravos Artilheiros do Grupo Salomão da Rocha!
Sempre que venho aqui, uma das primeiras pessoas que encontro, para a minha satisfação, é o Seu Jair, acompanhado do seu sorriso, da sua simpatia e da inseparável câmera que o caracteriza e identifica. E é recorrente perguntar-lhe: “Seu Jair, o senhor não envelhece! Qual é o seu segredo?” Ele apenas sorri e não responde. Pois hoje vou tentar responder por ele.

É que o Seu Jair sempre procurou fazer o bem, sempre tratou a todos, sem exceção, com muito respeito, carinho e educação. Pessoas assim recebem em troca fluidos espirituais positivos dos que com elas convivem. Por isso, merecidamente, permanecem sempre jovens. Portanto, sempre jovem Seu Jair, é uma grande satisfação estar aqui neste que é o seu dia.

Receba, em nome do pessoal da antiga (que somam milhares) que serviu no Grupo, os cumprimentos, a admiração, o agradecimento por sua permanente presença em nossos lares, e os votos de saúde e felicidade. Cumprimento-o não só pelo aniversário, mas, principalmente, pelo seu belo exemplo de vida. Que o amigo prossiga, durante muito tempo ainda, registrando com a sua inseparável lente, a história do nosso quartel e de cada um dos que por aqui passarem.

Parabéns! Continue sempre jovem e feliz!
Curitiba, 14 de agosto de 2015

18 Respostas para “Seu Jair: mais do que um fotógrafo”

  1. Antonio Pais dos Santos Filho Diz:

    Amigo Bonat
    Quando encontrar o Sr. Jair, diga que lhe mandei um forte abraço e que lhe desejo muita saúde. É uma satisfação saber que um amigo nosso, já tem 81 anos e possui tanta energia.
    Parabéns a ele e a toda sua família.
    Um grande abraço
    Pais

  2. bonat Diz:

    O Seu Jair sempre fou uma pessoa calma e educada, tratava todo mundo como se fosse filho dele. Não acredito existir alguém com alguma mágoa desse grande fotógrafo do nosso 5. GAC AP.

    Abraço! (Ten Edmar)

  3. General Cherem Diz:

    Amigo Bonat
    Parabéns , mais uma vez, por retratar e participar das homenagens ao nosso grande amigo Sr Jair.
    Não pude estar presente , mas já o cumprimentei e externei minha admiração à esta pessoa ímpar !
    Como sempre, narrastes com extrema propriedade e resumidamente , tudo que este amigo representa para o nosso 5* GAC AP e todos os seus integrantes nestes últimos 50 anos.
    Particularmente, tenho inúmeros registros do Sr Jair dos momentos mais importantes de minha vida, seja profissional,seja familiar.
    Tenho no Sr Jair o cidadão perfeito ! Homem íntegro e, como dissestes, ” do bem”. Chefe de Família exemplar, o marido e pai que formou uma bela família . E, um profissional modelo que inspirou seus filhos nesta importante profissão .
    Aproveito, também, para cumprimentar o Cel Paixao e todos os seus comandados pela justa e merecida homenagem ao querido amigo Sr Jair.
    Com que satisfação escrevo estas palavras
    Gen Cherem

  4. Sergio Domingos Bonato Diz:

    Em 04 de setembro de 2015, às 20:30 hs

    Caro amigo Bonat

    Obrigado por lembrar da gente.

    Parabéns! Você tem o dom da palavra. É um excelente e erudito escritor e consegue encontrar frases que sintetizam com muita propriedade nossos sentimentos.

    Fiquei muito feliz em receber notícias do estimado seu Jair.

    Como tenho marcantes lembranças do seu Jair, estou redigindo uma carta. Estou anexando a mesma ao seu “email”.
    Peço ao amigo a gentileza de entregá-la ao homenageado.
    Bonato

  5. Jorge Kirchner Diz:

    Gen Bonat
    Grato pela postagem e por suas palavras ao nosso amigo fotógrafo seu Jair. Ainda tenho as fotos tiradas por ele da nossa turma de Artilharia de 1973. Viajo no tempo.
    Parabéns também ao Coronel Paixão pela iniciativa desta homenagem ao nosso querido amigo.
    Homem calmo e sereno, sorridente, além de excelente fotógrafo, sempre foi um grande amigo para a turma de alunos.
    Seu Jair, receba o meu abraço e desejo-lhe muitos anos de vida e que Deus o abençoe ricamente.
    Jorge KIRCHNER

  6. Richard Fernandez Nunes Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat,

    Antes de falar do Seu Jair, quero cumprimentar os que o homenagearam: o senhor, por mais uma vez nos brindar com forma e conteúdo em primorosa saudação; e o atual Comandante do 5° GAC AP, pela belíssima iniciativa.

    Conhecer o Seu Jair foi uma satisfação: simpatia irradiante e postura exemplar. Ter convivido com ele durante os três anos do meu comando, apreciando o seu trabalho e a sua correção de atitudes, um privilégio. E reencontrá-lo a cada visita ao nosso querido Grupo, oportunidade de compartilhar memórias inesquecíveis.

    Não fossem as lentes do Seu Jair, a gloriosa história do Grupo Salomão da Rocha não teria o registro que merece. A participação de cada um de seus integrantes nessa trajetória, tampouco.

    Parabéns, Seu Jair. Oitenta e um anos de vida honrada e de dedicação à família, aos amigos e à vocação de fotografar são exemplo para todos nós. Que Deus lhe conceda muitos outros.

    Forte abraço,
    Gen Richard

  7. MARIO ALBERTO DE BRITO Diz:

    Prezado Gen Bonat, gostaria que transmitisse ao SEU JAIR minha satisfação pelo evento.
    Por ocasião de minha incorporação no então 2º/5º RO 105 pelos idos de 1965,foi quando conheci o SEU JAIR e sua inseparável câmera fotográfica pendurada no pescoço. Foram inúmeros os momentos retratados, por sua máquina, durante o tempo em que servi naquela OM (até 1980), os quais demonstravam sua experiência profissional e amizade. Após minha transferência para a reserva fixei residência na região e, nas minhas visitas ao Grupo, sempre encontro o SEU JAIR no contínuo exercício de sua profissão, com a mesma simpatia cativante que lhe é peculiar, aquela mesma fisionomia (parece que o tempo estacionou desde quando o conheci), o grande interesse em sua arte, o seu sorriso de quem está de bem com a vida, a maneira expontanea com que trata a todos, e vários outros atributos que lhe são característicos. Agradeço ao SEU JAIR por estes bons momentos vividos e o parabenizo pelo evento, concitando-o a continuar sendo esta pessoa bem sucedida e profissionalmente capaz. Felicidades ao SEU JAIR.
    MARIO ALBERTO DE BRITO

  8. Gen Abreu de Moraes Diz:

    “Merecida homenagem”.

    Seu Jair,dos mais antigos e dos mais fieis integrantes do

    glorioso Quartel do Boqueirão. Foi amigo e parceiro nos dois

    anos de meu comando (1985/86)e tenho a certeza que continuo

    incluído no rol de seus amigos.

    Por motivo de viagem não estive presente na “merecida homenagem”. Receba, seu Jair, minhas Saudações Artilheiras.

    Caro Bonat: como sempre tudo muito bem dito e muito bem

    escrito!

  9. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    General Bonat.
    Parabéns, MAIS UMA VEZ,por outra abordagem tão benfazeja, que reporta-nos aos momentos de felicidade, confraternização,camaradagem, amizade incondicional, apreço, eternizados por uma pessoa que decidiu ser eterna, enquanto viva.(Vinicius de Morais)
    Não sabia da existência do Sr.Jair.Parabéns a ele e a outros civis que se “incorporaram” ao meio militar por vários fatores,construíram histórias e viraram “lendas”. Se em cada unidade militar houvesse um Jair,não perderíamos retalhos de várias épocas que hoje, apenas, vagam isoladamente em nossas memórias. Na comemoração dos 50 anos da turma de 1965(classe de 46)da Fortaleza de Itaipu/Artilharia ,Praia Grande/SP, na qual o Senhor nos deu a honra da presença, nós reunimos algumas fotos de alguns momentos/colegas de então. A emoção de nos ver verde-olivas e volver ao longinquo e saudoso 1965 não cabe em palavras.À época havia na Fortaleza um fotógrafo civil,estrangeiro que balbuciava um “portunhol’ e clicava aleatoriamente quem o solicitava. Porém, teve uma atuação efêmera que se perdeu no tempo, junto com as fotos que produziu.Tentei há tempos saber de onde era e quiçá algum acervo que tenha deixado, em vão porém. Uma pena não ter a persistência do Sr.Jair, a quem eu volto a cumprimentar e desejar vida ainda mais longa. Abraço Artilheiro a Todos.
    Nestor – Santos/SP

  10. José Carlos Watada Diz:

    General Bonat,
    Muito bacana e merecida a homenagem ao Sr. Jair. Me lembro, como se fosse hoje, quando ele nos acompanhava nas realizações de marchas e acampamentos. Transmita-lhe, por favor, os meus parabéns! Que ele continue com muita saúde e tenha muitos anos de vida.
    Abração!
    José Carlos Watada

  11. bonat Diz:

    General Bonat
    Prezado amigo,
    Tenho acompanhado em seu blog as manifestações de pessoas amigas e isso me deixa muito feliz em saber da consideração que têm com minha pessoa. Felicito-o pela forma honrosa manifestada em seu discurso na formatura do 5o GAC AP e que colocado em sua página fez chegar ao conhecimento das pessoas pelas quais tenho grande consideração, recebendo das mesmas através da sua postagem manifestações de carinho e amizade.
    Muito obrigado!
    Abraços,
    Jair

  12. Carlos Gama Diz:

    É sempre emocionante e gratificante encontrar demonstrações de respeito e de apreço como estas suas, General Bonat, em relação ao senhor Jair, que soube marcar com dedicação e carinho, a vida de muitos seres humanos, de muitos soldados e de suas famílias.
    Parabéns a ambos!

  13. Paulo Cesar de Castro Diz:

    Prezado amigo, Bonat,

    Estou quase certo de que, em 1966, quando os aspirantes. a-oficial Adilson, Leslie, Damasceno e Castro chegaram ao, então, II/5º RO 105 o Seu Jair já estava lá, registrando nossos primeiros passos no saudoso Quartel do Boqueirão.
    Voltei poucas vezes ao Grupo e não me lembro de tê-lo reencontrado. Se você puder, algum dia, cumprimente-o em nome daqueles inexperientes aspirantes.
    Suas palavras são também as nossas,
    Asp Of Castro

  14. CAMILO Diz:

    Prezado General Bonat,

    Merecida homenagem ao nosso amigo Jair!
    Momento em que parabenizo a todos os envolvidos pelo brilhantismo desse evento, em que externa os cumprimentos ao nosso amigo Jair pela passagem do aniversário de 81 anos. Esse é um momento muito especial na vida do estimado amigo Jair, pois ele comemorou o maior presente de todos os tempos a VIDA.
    No período em que servi no 5º GAC AP, sempre quando possível dava uma “paradinha” para conversar com o seu Jair. Pessoa íntegra e de fino trato não parou no tempo, buscando a modernização em equipamentos para registrar com suas lentes, os bons momentos vividos pelos integrantes do “Grupo Salomão da Rocha”.
    Parabéns amigo Jair! Que o nosso bom Deus continue sempre iluminando o senhor e a seus familiares em suas caminhadas.

    ST CAMILO

  15. Paulo Geraldo Meyer Diz:

    Prezado Gen Bonal, muito grato por me emocionar com esta singela homenagem ao nosso Sr Jair, o “Seu” Jair, como me acostumei a referir-me, quando o procurava para alguma foto, ou mesmo, encontrar alguma outra foto antiga, nos seus registros!!!
    Lembro-me das manobras inúmeras, no CIMH, nosso campo de instrução, e “Seu” Jair estava lá, fosse no acampamento, fosse no PO, ou na posição da bateria de obuses, sempre disposto a nos fotografar, registrar nossos momentos da vida militar!!! Saudades!!! Parabéns ao Sr. Jair Mendes de Moraes, e parabéns ao Sr, Gen Bonat, por mais estas oportunas palavras, em muito oportuna homenagem!!! Paulo Meyer

  16. Reni José Pulter Diz:

    Boa tarde
    Estou tentando localizar o Seu Jair… servi no NPOR do 5° GAC AP em 1976 e gostaria de saber se ele ainda tem as fotos de nossa turma.
    Na época o soldo não era suficiente para adquirir todas
    as fotos que ele fazia do grupo.
    Hoje gostaria de ter todas aquelas fotos dessa época inesquecível.
    Com o capitão do NPOR atual consegui um telefone celular dele
    mas não estou conseguindo contato.
    Grato

  17. Sd Pena 1985 Diz:

    Meu querido
    Vc nao imagina como procurei seu jair…sera que vc pode me passar seu contato….preciso ver se c9nsigo recuperar minhas fotos ele deve ter em arquivo…seria de grande alegria sua ajuda.e pra mim uma enorme felicidade..pois minhas fotos foram todas queimadas qdo pegou fogo em mnha casa em 1990..e perdi todas…agora gostaria de tentR recuperar alguma..obrigdo

  18. Sd Pena 1985 Diz:

    Meus contatos 41 30196335
    41 995475823 bettuspena@gmail.com te agradeco

Deixe um Comentário