Gratidão aos valorosos Pracinhas (clique)

Peço licença às autoridades e a todos os convidados para dirigir-me àqueles que, verdadeiramente, nos fazem estar aqui no dia de hoje. Permitam-me falar às pessoas mais importantes presentes nesta cerimônia, a este punhado de bravos, que portam, altivos, suas boinas e suas medalhas, a quem, respeitosa e carinhosamente, chamamos de pracinhas.

Senhores Pracinhas!
Vocês não estão sós. Podemos sentir a presença de mais de 1.500 dos seus colegas paranaenses. Percebemos, ainda, muito mais gente ao seu redor, brasileiros de todos os rincões. Juntos, os senhores somam 25.334 pessoas. Parece que todos os que partiram para a Itália vieram comemorar.

Valorosos Pracinhas!
Somente vocês sabem o frio que passaram, a saudade que choraram e o medo que sentiram. Só vocês, mais ninguém, muito menos aqueles que estavam nas trincheiras opostas, pois era preciso lhes mostrar, a qualquer preço, que não existe raça superior ou inferior.

Só os senhores testemunharam a tragédia que punhos cerrados, sinistros punhos cerrados, haviam espalhado pela Itália, por toda a Europa e por boa parte do mundo.

Só vocês podem avaliar o quanto lhes custou chegar àquele 8 de maio de 1945, dia em que a notícia da vitória espalhou-se, feito nuvem de felicidade, por suas desconfortáveis trincheiras. Vocês acabavam de ajudar a Europa e o mundo a se ver livre de líderes totalitários que, com seu punho cerrado, haviam espalhado destruição e morte.

Só vocês, ninguém mais, experimentaram o sabor daquele momento único, triunfal, inesquecível, de novamente pisar o solo pátrio!

Só vocês, pracinhas paranaenses, vivenciaram a angústia de saber que um conterrâneo, o Sargento Max Wolff Filho, havia tombado. Vocês, mais que os outros, orgulham-se da coragem e da bravura, que levaram-no ao sacrifício supremo, em prol do ideal de liberdade.

Pois saibam que comungamos do mesmo sentimento. Nós e também o Exército, que o homenageou de várias formas, entre elas, denominando Sargento Max Wolff Filho a Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações, e o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, o tradicional 20 RI, ou simplesmente o 20, da nossa querida Curitiba.

Os senhores e a sua Legião Paranaense do Expedicionário também manifestam o seu reconhecimento àquele valoroso conterrâneo, concedendo, no Dia da Vitória, a medalha que leva o seu nome.

Neste ano, coube a nós o imenso privilégio de recebê-la. Quero, em nome de todos os agraciados, apresentar-lhes a nossa mais profunda gratidão, aos senhores e à Dra Valderez Archegas Ferreira, que, como Presidente desta Casa, dignifica a memória do seu saudoso pai, o Coronel Pérsio Ferreira, para os senhores, o Tenente Pérsio, admirável líder no teatro de operações italiano.

Esta medalha, afixada junto ao nosso coração, nele ficará eternamente guardada, como eterno é o legado de coragem dos senhores para todas as gerações.

Tê-la recebido diante deste verdadeiro monumento à paz, erguido e mantido com muito carinho e zelo pelos senhores, e cuja suntuosidade espelha a sua importância para nossa cidade e para o nosso país, é motivo de inenarrável emoção.

Esta edificação existirá para sempre, em consagração a 25.334 jovens brasileiros que atravessaram o Atlântico, para, com o seu generoso sangue, assinar o tratado de paz.

Nós os cumprimentamos. Nós lhes agradecemos.
Parabéns! Muito obrigado.

FOTOS: TENENTE RENATA GUERRA, da 5ª Seção do Comando da 5ª DE.

49 Respostas para “Gratidão aos valorosos Pracinhas (clique)”

  1. Gustavo Rocha da Silva Diz:

    Prezado general Bonat:

    Belo discurso para uma bela homenagem. Meu pai integrou o 11°RI na FEB, conheceu o Sargento Max Wolff Filho e sempre admirou sua coragem e seu senso de dever.

    Temos todos uma dívida impossível de pagar com estes bravos soldados que, enfrentando um dos piores invernos da Itália em mais de cinquenta anos, fizeram por merecer o seguinte elogio do General Mark W. Clark: “De todas as divisões sob meu comando, a única que cumpriu integralmente todas as missões que recebeu foi a brasileira”.

    Honra e glória aos nossos heróis.

    Gustavo Aguiar Rocha da Silva

  2. renato balen Diz:

    Bom dia, prezado amigo Bonat! Parabenizo-o pela homenagem, com certeza a mereces, principalmente neste momento onde vejo que o próprio governo procura desmerecer nossas forças armadas e seus nobre oficiais.
    um grande abraço
    r.balen

  3. Juan Koffler Diz:

    Meu dileto e preclaro amigo Bonat:
    Que belas palavras você construiu para os nossos inesquecíveis heróis Pracinhas! Que profundo sentimento de reconhecimento você conseguiu transmitir a nós, seus fieis leitores, sobre um episódio que deixou indelevelmente marcada nossa passagem pelo segundo maior conflito bélico mundial, do qual saímos vitoriosos!
    Os queridos e respeitados Pracinhas são o verdadeiro orgulho nacional, apolítico, verdadeiramente patriótico e que nunca será esquecido, aqui, na Europa ou em qualquer outra parte deste nosso castigado planeta, hoje depauperado, tripudiado, condenado pela gana insaciável de pseudo-humanos.
    Parabéns aos heróis Pracinhas e parabéns a você, meu querido amigo, por sua sensibilidade e verdadeiro valor humano!

  4. Guilherme Fregapani Diz:

    Meu querido amigo Bonat, bom dia.
    Receba meus mais efusivos cumprimentos.
    Homenagem mais que merecida em retribuicao do teu empenho e trabalho em prol do nosso adorado Brasil que, por sinal, vem sendo massacrado por uma classe politica que, nesses ultimos tempos, tudo tem feito para nos destruir.
    Recebe o meu mais fraterno abraco
    Guilherme Fregapani

  5. bonat Diz:

    General Bonat.
    Parabéns e DEUS sempre presente.
    Fraternal Abraço desse sempre ARTILHEIRO

    Prof. José Alonso Junior

  6. bonat Diz:

    Prezado acadêmico Hamilton

    Aceite minhas congratulações, com certeza o Sr. tem merecimento para esta homenagem.

    Encaminho ao Dr. João.

    Saudações acadêmicas

    Margareth R. B. Bernardon

    Secretária colaboradora

    Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR

  7. bonat Diz:

    Parabéns, confrade, muito sucesso a você. Merecido!! Dione

  8. valderez archegas ferreira Diz:

    Gal. Hamilton, bom dia! Mais uma vez nosso agradecimento pela sua presença e de sua esposa conosco na comemoração do Dia da Vitória. A Medalha com a qual o Sr. foi agraciado, nada mais é do quê nosso agradecimento pelo apoio que sempre recebemos do Sr. e de sua família.
    Abraços
    Valderez

  9. Persio Diz:

    Caro Gen. Bonat….Agradeço por ter citado meu pai, Cel Persio Ferreira, no seu discurso comemorativo aos 69 anos da vitória aliada na 2° Guerra Mundial..

  10. Carlos Gama Diz:

    Caríssimo General Hamilton Bonat

    Parabéns pela homenagem recebida!

    Parabéns pelo discurso inteligente, sensível e reconhecido.

    Nós, daqui de longe, sentimo-nos como se tivéssemos estado presentes. Eriçam-se os pêlos pela emoção, latejam as têmporas e os olhos se umedecem.

    Aceite, mais uma vez, o meu fraterno abraço.

  11. ivan furlan Diz:

    Bom dia Gal. Bonat
    Parabéns, pois quem te conhece sabe que és merecedor de tamanha honra de receber esta medalha, me orgulho muito do meu capitão do 3 GAAAe 1978 abc

  12. Selvino Muraro Diz:

    General Bonat.
    Parabéns que o bom DEUS continue acompanhando-o nesta sua caminhada enaltecendo o pelo trabalho e a importância deste homens para a nossa liberdade.
    Fraternal Abraço

    Selvino Muraro

  13. Avelleda Diz:

    Parabéns. Bem merecida homenagem. O discurso foi sensacional. Vou repassá-lo a outros amigos. Os ex-combatentes merecem toda a nossa lembrança com orgulho da nacionalidade. Pena que a nossa imprensa tenha dado mais importância aos baderneiros do Rio de Janeiro, financiados não se sabe por quem. Um abraço. Avelleda

  14. ayrton Diz:

    PREZADO GEN.BONAT,PARABENS PELA HOMENAGEM RECEBIDA E PELA MATERIA SOBRE OS NOSSOS HEROIS NA CAMPANHA NA EUROPA,MEU PAI FOI UM DELES,CEL GESNER JOSE FERREIRA QUE,COMO TENENTE FOI COM BRAVURA PARA COMBATER PELO BRASIL. VOLTOU E SEGUIU UMA BRILHANTE CARREIRA NO NOSSO GLORIOSO EXERCITO BRASILEIRO.MEU IRMÃO,INFELIZMENTE FALECIDO,O CEL CASTRO,QUE O SENHOR CONHECEU NA TURMA MAR.CASTELLO BRANCO,NA AMAN,ESTARIA HOJE LHE PARABENIZANDO PELO TEXTO E HOMENAGEM QUE RECEBEU,GRANDE ABRAÇO, AYRTON FERREIRA

  15. Dr Waldicir Diz:

    Caro Gen Bonat,
    Excelente homenagem. Agraciado que fui com o mesmo laurel, cumprimento o ilustre Chefe e amigo pela escorreita expressão da verdade no belo discurso de exaltação aos nossos bravos e inesquecíveis pracinhas!Parabéns!
    VITÓRIA… SEMPRE VITÓRIA!

  16. GABRIEL CRUZ PIRES RIBEIRO Diz:

    Bonat,
    Antes de fazer um breve comentário a respeito de seu belíssimo e inteligente discurso, resolvi pesquisar no site do Exército para verificar se o atual governo, também, havia proibido qualquer manifestação pelo “Dia da Vitória”, assim como fez com o cinquentenário da contrarrevolução de 1964.
    Felizmente, não foi desta vez. Copiei o trecho da reportagem e adicionei no final deste comentário.
    Meu pai, então como 1º Sargento, foi o sargenteante da 9ª Companhia de Fuzileiros, comandada pelo Capitão Hugo de Abreu, meu conterrâneo lá de Juiz de Fora-MG, que depois foi chefe do Gabinete Militar no Governo Geisel, de 1974 a 1978.
    Parabéns a você pela merecida homenagem.
    Eis a matéria do site do Exército Brasileiro:
    “Comemoração ao Dia da Vitória no MNMSGM”
    “Rio de Janeiro – Em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, foi comemorado, no dia 8 de maio, o 69º aniversário do término da 2ª Guerra Mundial e o Dia da Vitória, em solenidade cívico-militar ocorrida no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

    Durante a cerimônia, realizou-se a outorga da Medalha da Vitória a personalidades civis e militares, uma aposição floral junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, seguido da execução do toque de silêncio e de uma salva de tiros em homenagem aos militares mortos no Teatro de Operações europeu.

    O evento foi prestigiado pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra, Julio Soares de Moura Neto; pelo Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri; pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito; pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos de Nardi; por oficiais-generais, autoridades civis e militares, Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Ex-Combatentes de Nações Amigas e convidados.”

  17. Joaquim Cardoso da Silveira Filho Diz:

    Prezado Hamilton,

    Comungo de seu belo reconhecimento aos heroicos pracinhas brasileiros que combateram na Itália na Segunda Guerra Mundial, em defesa da liberdade dos povos contra a tirania. E a feliz imagem dos “sinistros punhos cerrados”, punhos que arrastaram o mundo para aqueles tempos tão sangrentos e sofridos, também nos remete, em alerta, a cenas brasileiras recentes.
    Acolhi suas palavras com a emoção que meu irmão, o pracinha Nelson Cardoso da Silveira, as receberia, se vivo fosse.
    Parabéns pela bonita oração e pela homenagem que lhe coube, expressa na medalha “Sargento Max Wolff Filho”, um dos expoentes da bravura do soldado brasileiro.

    Forte abraço,

    Joaquim

  18. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    S.Excia. General Bonat, prezado Amigo.
    Ontem , dia 8 (o da vitória),lembramos do Senhor quando da posse, na 1a. Brigada da Baixada Santista, Guarujá-SP, do General Chalela em substituição ao General Amin. A turma da classe de 46 esteve presente, capitaneada pelo Cel. Secomandi, incorporada à bordo da “viatura” do Presidente/Assoafi Zé Roberto, desde Santos até a Brigada no Guarujá. Demos e lamentamos pela sua ausência, desconhecendo que no mesmo instante o Sr. era, mais uma vez,merecidamente homenageado. E desta vez pelos queridos “PRACINHAS”, nossos eternos e verdadeiros “HERÓIS”. Parabéns ao Senhor, aos nossos Pracinhas, às FFAA e em especial ao nosso querido EXÉRCITO BRASILEIRO, cada vez mais unido, reconhecido e prestigiado pelo povo em geral. Estivemos, estamos e estaremos sempre unidos. Nestor Jesus de Sant’Anna – Artilharia – Santos/SP.

  19. bonat Diz:

    Exmo. General Hamilton Bonat,
    Acompanhando sempre sua trajetória, parabenizamos por tão merecida homenagem recebida.
    Nossos sinceros cumprimentos.
    Saudações adesguianas,
    Maria de Lourdes de Jesus Peralta
    Representante
    ADESG SANTOS

  20. Gisele Ferreira Diz:

    General Bonat,
    Um bonito discurso em data tao feliz para todos que acreditam na Liberdade e na Democracia.Particularmente emocionada ao relembrar meu avo Coronel Pérsio Ferreira , exemplo de grande valor moral para todos.Parabéns !

  21. bonat Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat,
    Como sempre, com a sua vívida inteligência e já devidamente comprovado valor literário, o Sr soube exprimir perfeitamente, em seu vibrante e patriótico discurso, homenageando os nossos heróicos pracinhas da FEB, todo o nosso sentimento de reconhecimento e gratidão pelos sacrifícios sofridos nos gélidos Montes Apeninos e pela extremada coragem e bravura demonstradas pelo soldado brasileiro nos campos de batalha da Itália.
    Em póstuma referência ao nome do meu pai, TCel João Amancio de Souza Queiroz, que integrou a FEB como 1o. Ten Inf do Rgt Sampaio, um dos pracinhas que fazem parte dos homenageados pelas suas palavras e em meu próprio, agradeço sensibilizado a sua demonstração cívica de patriotismo e exaltação àqueles heróis que a Pátria jamais deve esquecer e que sempre serão lembrados por todos os que realmente amam este país e a ele servem com devotamento e absoluto desprendimento.
    Meus efusivos parabéns pela alocução proferida e merecida condecoração, mercê de seus méritos pessoais e militares.
    Um grande abraço.
    Amancio.

  22. Brugalli Diz:

    Sua crônica – abençoada crônica – trouxe-me à alma um raro momento de emoção. Visitei Pistóia. Lí os nomes de muitos que lá repousaram. Ao lado da Bandeira Nacional e junto ao busto em bronze do Marechal Mascarenhas de Morais, prestei minha solidária, embora solitária, continência aos bravos brasileiros que lá na Itália, são lembrados, homenageados e reconhecidos como heróis – o que de fato o são – muito mais do que por aqui. Sei, amigo Bonat, de longa data, de sua admiração por eles e de seu esforço pessoal para erigir, aqui, um monumento à FEB. Parabéns triplos: pela veneração aos “pracinhas”; pelo monumento erguido e pela Medalha Sargento MAX WOLFF FILHO, cujo nome deverá ser sempre escrito em caixa alta. ´
    Um abraço do amigo Brugalli.

  23. Paulo Cesar de Castro Diz:

    Meu estimado amigo Bonat,

    Parabéns por suas palavras, tão cheias de vibração sincera, de emoção do soldado reconhecido a outros soldados.
    Parabéns pela condecoração.
    Parabéns por seu conterrâneo, Max Wolf Filho. Deus o tem no panteão dos heróis.
    Parabéns,

    Ten Castro

  24. Márcio Neves Diz:

    Prezado Bonat

    Parabéns pela justa homenagem e pelo seu belo discurso dirigido àqueles brasileiros que colaboraram para o Dia da Vitória.
    Por essas e outras sinto-me orgulhoso e honrado por ter sido seu instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras. Um grande abraço. Cel Neves

  25. amaury koschinski Diz:

    Parabéns amigo General Bonat! Justíssima homenagem que suas sábias palavras certamente tocaram profundamente o sentimento e o patriotismo dos então Pracinhas Brasileiros. Lembro bem o periodo da da segunda Guerra Mundial, cuja escacez do trigo e da gasolina fizeram nós brasileiros mudarmos os hábitos alimentares, nos adaptarmos a realidade da época e reavivar o amor á Patria. No dia da Vitoria eu já contava com praticamente 10 anos de idade. O SGT MAX WOLF era meu conterrâneo, embora eu tenha nascido do outro lado do Rio Negro. Á época os jovens convocados eram chamados de SORTEADOS, o que muitos gostariam de não ter essa sorte.

  26. Ailson Oliveira Colossi Diz:

    Grande General só você para expressar o que todos nós sentimos com relação aos pracinhas gratidão é pouco eles foram brilhantes. Parabéns concordo com tudo o você disse como sempre. Abração Ailson

  27. Arthur Souza Diz:

    Parabéns Bonat!
    Estive nas comemorações aqui no Rio no Monumento mas infelizmente o que vi foi só um ato político do Sr Ministro da Defesa e dos Cmt das Forças. Esta foi a minha impressão! A farta distribuição de condecoração que eles tiveram a petulância de denominar “da Vitória” agraciava segundo eles mesmos “…aqueles que auxiliam o MD a cumprir sua missão constitucional”. Enquanto isso FEBIANOS com letras maiúsculas não são lembrados. O local deles para assistir a cerimônia nada enxergava mas pelo menos as palavras foram bonitas, quem as escreveu merece o parabéns pena que amanhã nem se lembrem mais o que disseram… Abraços

  28. Ariel P. da Fonseca Diz:

    Caro amigo Gen Bonat
    Apresento-lhe calorosas felicitações por ter sido, merecidamente, agraciado com a Medalha Sargento Max Wolff Filho.
    As suas palavras aos dignos Pracinhas Paranaenses são magníficas, expressando a admiração e o reconhecimento aos Febianos que, nos campos de batalha da Itália, valorizaram, com sacrifício, sangue, coragem e patriotismo, a Bandeira do Brasil.
    Lamentavelmente, a maior parte da população brasileira desconhece a epopeia da FEB, que pouco aparece na História do Brasil ensinada nas escolas, não é destacada pela imprensa, quase sempre é esquecida pelo governo.
    Então, a difusão de textos que reconhecem o valor dos nossos Heroicos Pracinhas, como o seu discurso, é muito importante.
    Cumprimentos e abraços do seu velho camarada e amigo Ariel Fonseca.

  29. Albérico Diz:

    Bonitas palavras! Parabéns amigo Bonat.
    Abçs

  30. Hildo Diz:

    Prezado Gen Bonat:
    Parabéns por mais uma merecida homenagem.
    Fraterno abraço

  31. ROSELENE FERREIRA Diz:

    MEUS PARABÉNS POR MAIS ESTA HOMENAGEM QUE RECEBESTE E PELO LINDO DISCURSO QUE FIZESTE.ACHO QUE TODOS SÃO,REALMENTE,MERECEDORES.
    UM ABRAÇO.
    ROSELENE

  32. bonat Diz:

    Caro amigo Gen Bonat.

    Justa a outorga da Medalha Sargento Max Wolff Filho, pois, como eterno militar de alta patente sempre reconheceu e reconhece a bravura e patriotismo dos nossos pracinhas. Cumprimentos pelo emocionante discurso de agradecimento e, fraterno abraço do Zart.

  33. EDMAR LUIZ KRISTOCHIK Diz:

    Parabéns pela medalha General, poucas pessoas que conheço enaltecem o nosso Exército como V. Exa. em suas primorosas crônicas. Continue sendo esse cidadão de “sangue verde”. Brasil! acima de tudo.

  34. bonat Diz:

    Sei da relevância que tem a Medalha Herói Tenente MAX WOLFF FILHO para os agraciados. Sou um deles com muita honra.

    Parabéns ao Amigo-Soldado do Gloriosos Exército Brasileiro.

    Seus méritos transcendem sua humildade.

    Parabéns.

    João Darcy Ruggeri

  35. Release Diz:

    Querido Gen Bonat,

    Gostaria de aproveitar para lhe parabenizar não só pela Medalha, mas também pela passagem do seu aniversário. Juro que lembrei da data mas como voltamos do Brasil recentemente, ainda estamos colocando nossa vida em dia e acabei esquecendo de lhe mandar um email.

    Espero que a data tenha sido comemorada com muita alegria e paz.

    Beijos para todos (Silvio manda um forte abraço).

    Cristina

  36. Carlos Zatti Diz:

    Parabéns General Bonat:
    1º pela Medalha de nosso herói;
    2º pela lembrança de que nossos heróis tombaram contra “punhos cerrados, sinistros”, que hoje, novamente, rondam dentro de nossa própria Pátria.
    Belas palavras, meu amigo!

  37. Enrico Cabral Maggi Diz:

    Amigo Bonat.Ao cumprimentá-lo pela Medalha, parabenizo-o pela justa e oportuna fala que tão bem expressa a gratidão dos brasileiros a esses HERÓIS da PÁTRIA,que pela bravura e patriotismo,assim devem ser vistos e respeitados.Hoje carecemos de muitos desses compatriótas, para aqui fazerem o que lá(na Europa) fizeram em prol da Democracia e da justiça social. Abrs.

  38. Joaquim Rocha Diz:

    Prezado amigo Bonat
    Parabéns pela homenagem. O Reconhecimento é algo sublime para quem homenageia e para o homenageado. Seu discurso representa o sentimento e o culto à memória dos pracinhas que tombaram gloriosamente nos campos da Itália e dos que regressaram vitoriosos para casa.
    Abraços do amigo Cel PM Res Joaquim Rocha

  39. bonat Diz:

    Caro Gen. Bonat
    Li, me ilustrando, com seu belo e denso discurso sobre os expedicionarios brasileiros.
    Parabens pela Medalha Max Wolff e por esta e pelas cronicas anteriores – sobre os 50 anos da Revolução, o General Ítalo, etc.
    Mostra um autor antenado com suas raízes militares e com a atualidade.
    Rafael de Lala

  40. Alfredo Cherem Filho Diz:

    Meu Caro General
    Parabéns por receber tão nobre e merecida homenagem, relembrando nossos tão altivos HERÓIS, que lutaram pela nossa Pátria e pela nossa liberdade, gratificante ler suas palavras enaltecendo-os, obrigado pelo envio.
    Grande Abraço
    Alfredo 11.05.14

  41. bonat Diz:

    Parabéns, Hamilton!! Com toda a certeza, a honraria foi muito bem merecida!
    Tio Petrelli – ex-pracinha -, juntamente com tia Lourdes e seus pais devem estar felizes e orgulhosos, onde quer que estejam, pois o amavam muito!
    Um forte abraço, com carinho especial à Norma, extensivo às suas noras, pelo Dia das Mães!
    M. Inês

  42. Juliana Bonat Diz:

    Parabéns pela medalha e pela crônica tão bonita de homenagem aos pracinhas!
    Com carinho.

  43. Abreu de Moraes Diz:

    Caro Bonat

    É porisso que quando nos encontramos eu sempre digo: “não pare de escrever”. Que bela página em homemagem aos nossos ex-combatentes!

    Parabéns e grande abraço. Abreu de Moraes

  44. Betty Diz:

    Agora consegui abrir. Ótima como sempre. Você merece as homenagens que recebe.
    Abraços.

  45. André A. Dambros Diz:

    È reconfortante ler e sentir na alma, aquilo que se sabe é dito e sentido por quem escreve e participa de um momento como este.
    Por conhece-lo e entende-lo,sei que lágrimas rolaram empurradas pela emoção de um coração que, nesta hora pulsa muito mais acelerado pelo amor e respeito à causa, brasilidade, gratidão e zelo pelos que nos representaram bravamente. Sei do Vosso sentimento por eles e portanto sei avaliar sua emoção. A medalha, apesar de valiosíssima e tão representativa, tenho certeza, não lhe deu tanta emoção quanto a razão por te-la recebido.
    Parabéns e aceite meu forte abraço.
    André

  46. Laura Vaz Diz:

    Caro General:

    Belas palavras! Parabéns pela homenagem!
    Forte abraço.
    Laura

  47. Luiz Osório Marinho Silva Diz:

    Estimado amigo Bonat

    Parabéns! Parabéns! Pela homenagem dos pracinhas, que o agraciaram, merecidamente, com a honrosa medalha Max Wolff Filho, e pelas suas belas palavras de gratidão aos valorosos e verdadeiros heróis, que lutaram e defenderam a liberdade e a democracia nos campos da Itália.
    Infelizmente, para os governantes atuais, os heróis são outros: terroristas e assassinos do passado, que lutaram para implantar no Brasil a ditadura do proletariado e a ideologia comunista, que ocasionaram, em outras terras, o maior número de mortes da História mundial.
    Fraterno abraço. Osório

  48. Fernando Ruy Diz:

    Amigo Bonat
    Sinceras congratulações por tão merecida homenagem, consequência do reconhecimento do seu trabalho valorizando a defesa do liberdade, da ordem e do progresso do nosso país.
    As esperanças de que novos e melhores rumos sejam determinados para o povo brasileiro são renovadas diante dessas lembranças.
    Que os punhos cerrados sejam substituídos por mãos honestas confraternizando-se e trabalhando com afinco e patriotismo.
    PARABÉNS e um forte abraço. Ruy

  49. Francisco Carlos Ribeiro Diz:

    Gen. Bonat, justa e merecida homenagem.
    Parabéns aos nossos Heróis que lutaram e que honraram nossa Pátria com seu sangue. Sinto-me orgulhoso. Forte abraço.

Deixe um Comentário