Meu Black Bloc predileto (clique para ler)

Basta entrar na cozinha para ouvir enérgicas batidas na porta. Saio e ela pula, sei lá se de alegria ou de fome. Sua força é quase capaz de me derrubar no pequeno trajeto até os fundos de casa. Num ritual de bilhões de anos, àquela hora, o Sol começa a iluminar o que ficara escondido sob as sombras da madrugada. Num outro ritual, este de apenas quatro meses, a idade da Lua, me deparo com o quintal, antes cuidado com muito zelo, transformado todo dia num verdadeiro campo de batalha.

Espalhado pela grama, encontro o que restou das plantas e dos vasos que minha mulher tratava com tanto carinho. Misturados a eles, galhos dos pés de figo, laranja, caqui e de café. Nem o limoeiro nem as roseiras escaparam, apesar dos seus ameaçadores espinhos. Mal comparando, o cenário faz lembrar a paulistana avenida Paulista e a carioca avenida Rio Branco, depois da passagem dos black blocs.

Enquanto lhe sirvo a ração, ralho com ela. Mas nem mesmo a ameaça de doá-la a um laboratório de pesquisas adianta. Abana o rabo. Labradores são assim mesmo. Dóceis, mas, antes de atingir certa idade, são desajeitados brincalhões. O problema é que suas brincadeiras têm um quê de destruidor.

Entretanto, diferentemente dos black blocs, eles não representam ameaça a uma sociedade em desintegração, onde as normas que regem a conduta das pessoas têm sido constante e crescentemente agredidas. A mando de quem? De grupos estrangeiros ou nacionais? Com que interesse? Tenho cá a minha opinião, mas, prudentemente, a guardarei comigo.

O grave é que algumas pessoas têm concordado com sua violência e criminalidade, como se elas representassem uma ação democrática legítima.

As mais diversas causas, como se fossem nobres, são apontadas para justificar sua agressividade. A tarifa do ônibus, a saúde pública, o salário dos professores, os cães… A questão reside nos métodos: vandalismo, depredação, coquetéis molotov, ruas bloqueadas, mascarados agredindo policiais. Cabe uma pergunta: não vivemos um estado de direito? Mas direito de quem?

Dos políticos corruptos? Do lento judiciário encastelado no ar condicionado, enquanto policiais levam cusparadas e pedradas? Direito da imprensa, que, talvez por medo, trata os mascarados como simples “manifestantes”?

No país da impunidade, são crescentes as violações das normas de civilidade. Ninguém é punido, pois tudo é permitido. Quando atos criminosos são praticados, carros da polícia são incendiados, cachorros são furtados e, se alguém é preso, logo acaba solto, está feito o convite para novos e mais ousados crimes.

Eu teria mais a dizer, mas paro por aqui. Este assunto me faz mal. Porém, antes de encerrar, gostaria de, se não for demais, pedir aos nossos políticos que tratassem o Brasil com mais seriedade. Ao nosso judiciário, um das mais caros do mundo, que fosse um pouco mais ágil. Às poderosas redes de TV, que mostrassem imagens de todos os lados das tais manifestações, e não apenas aquelas de policiais (que têm família, pai, mãe, esposa e filhos) revidando a uma agressão recebida.

Confesso que pensei em rebatizar de Black Bloc o meu desengonçado labrador. Porém, como seu ritual de destruição em breve chegará ao fim, ele continuará a atender por Lua. Fica a esperança de que logo também se encerre o inconcebível e perigoso rito de violência que a todos ameaça.

ILUSTRAÇÃO: JOÃO CARLOS BONAT

24 Respostas para “Meu Black Bloc predileto (clique para ler)”

  1. Astorga Diz:

    Exatamente, Bonat, mas até quando aguentaremos ? e por isso tenho Rottweiler! forte abrç.

  2. Roberto Diz:

    Bonat , sua inquietação é igual à minha… Para amedrontar os bandidos, de imediato, só os cães de guerra… Depois, se conversa… Um grande abraço. Roberto.

  3. EDMAR LUIZ KRISTOCHIK Diz:

    Há urgência em se fazer grandes transformações para conter a violência, sendo a principal, a conscientização da população que o que realmente vai freá-la é varrer os petistas do poder. Essa estrutura partidária é conivente com o infrator e insensível com o policial. É ridículo o procedimento das autoridades com relação a esses episódios, sempre na busca da continuidade no poder, procuram tirar proveito dessas situações calamitosas. O que eles ignoram é que quando a balbúrdia ficar descontrolada, será o principal motivo para afastá-los da “teta do governo”.

  4. Paulo Carvalho Diz:

    Caro Bonat, dá-me nojo ver aqueles mascarados. Simplesmente fico pensando até aonde vamos chegar. E o Brasil se enchendo de “estranhos”…. Abraço. Paulo Carvalho

  5. MIGUEL ARCANJO Diz:

    Parabéns pelo seu artigo, talvez tenha sido um dos melhores que tenha lido.
    Sua preocupação é também a nossa e traduz todo nosso descrédito em nossas “autoridades” que não conseguem impor o respeito e a ordem, não sei se intencionalmente ou com segundas intenções ou ainda porque perderam, realmente, as rédeas e a vergonha na cara.

  6. Vicror José Freire Diz:

    Prezado amigo Gen bonat!
    Minhas cordiais saudações!
    Maravilhoso artigo! mais uma vez!
    Olhe li agora o que gostaria que muitos falassem e escrevessem, mas não ouço,não leio e não vejo ninguém falar deste importante assunto de nossa segurança..Há muito e muito temmmmmmpoooo!QUAL SERÁ O MOTIVO? QUEM SABE LÁ NA FRENTE VEREMOS!
    Para não ser injusto, ouvi no “Cidade Alerta” O Marcelo Resende, chamar esses tais “Black Bloc” de criminosos, quando esta semana,fizeram miserias, em São Paulo, interditando uma ligação importante rodoviária com Minas Gerais por algum tempo. Enquanto isso, na Lapa, aqui no Rio de janeiro tivemos, ontem , mais um arrastão, agora são 2, se não me engano a semana passada teve outro, com 50 eu disse CINQUENTA bandidos roubando, sem temor algum as pessoa que por lá estavam! Tomara que não vire moda!
    Mais, uma vez parabéns,continue falando o que não queremos ver e ouvir:A VERDADE!VJF

  7. Vicror José Freire Diz:

    Meu Caro Amigo GEN BONAT!
    Permita-me corrigir coméntário que há pouco fiz sobre o seu artigo “Meu Black Bloc Preferido”…….No final retiro a palavra “não” do final do texto: “Mais uma vez meus parabéns,
    continue falando e escrevendo o que queremos ver e ouvir: A VERDADE!VJF

  8. bonat Diz:

    Ao amigo Bonat
    São aqueles que têm algo em especial é que conseguem retratar a realidade de uma forma
    tão original, mostrando o que a grande maioria pensa.
    Parabéns
    Um abraço
    RJF

  9. Maria de FATIMA Linhares Diz:

    Hamilton…palavras e pensamentos verdadeiros nos levam a pensar….que Pais e esteeeeee!!!!!!
    Acreditamos que so ha uma forma de mudar…e mudando todos!!!!
    Quanto a Lua, como tudo e verdadeiro, tbem acreditamos que passara!!!!!!
    Um enorme beijo, vc e muito especial,
    Fatima e Carlinhos

  10. Mario Gardano Diz:

    Caro Bonat, é revoltante e preocupante as manifestações hoje comandadas por criminosos mascarados, que deixam um rastro de violência e destruição pelas ruas do país.Mais aflitivo, é ver esses bandidos agredirem um coronel da PM aqui em SP, e a midia, e o povo em geral aceitarem como normal tal ato.Os governantes são tíbios e fracos se rendem ao patrulhamentos dos “defensores dos direitos” (que direitos?), e para dar um toque de gran finale, artistas se manifestam a favor desses atos, justificando-os como democráticos, inclusive a dna Camila Pitanga, global que é a principal artista das propagandas da Caixa Economica Federal, será que ela se apraz ao ver os bandidos destruirem agencias bancárias?Enfim, acho que estamos no aproximando de um caminho perigoso e sem retorno.
    abraços
    Mario Gardano

  11. Laura Vaz Diz:

    Caro general:
    CAOS. É isso! Estamos vivendo o Caos. De um lado, grupos políticos incentivando a baderna para cutucar a polícia militar e mostrar que eles é que estão no comando, escudados que estão por uma mídia cega que está a serviço sabe-se lá de quem. Do outro lado, um Governador morrendo de medo de tomar qualquer atitude pois sabe que “certos grupos políticos” estão à espreita vigiando-lhe os passos, as palavras, os discursos para distorcê-los e utilizá-los como bem lhes aprouver – o que significa perda de votos. No meio de tudo isso, está o povo que não tem a quem recorrer e ainda por cima paga imposto abusivo. O Brasil? Ora, que se dane! Quero meu bolso recheado! Valores morais? Quem liga para isso?
    Sabe qual vai ser o fim disso? Acho que eu sei e o senhor também.
    Um grande abraço.
    Laura

  12. ROSELENE FERREIRA Diz:

    FAÇO DA TUA PREOCUPAÇÃO ,A MINHA. NÃO SEI ONDE ISSO VAI ACABAR.O QUE NOSSO PAÍS PERMITE ACONTECER É ESTARRECEDOR.
    ESTE GOVERNO NÃO SERVE PARA NADA. DEIXA ROLAR COMO SE NÃO PUDESSE PROVIDENCIAR UMA SOLUÇÃO.
    É UM DESALENTO O QUE ME TOMA CONTA.
    REPITO O QUE JÁ TE FALEI,SE TIVESSE CONDIÇÕES,IRIA EMBORA DO BRASIL.MEU SENTIMENTO DE BRASILIDADE,FOI EMBORA,HÁ MUITO TEMPO…….
    ABRAÇOS SAUDOSOS.
    ROSELENE.

  13. Mário Rossi Corsetti Diz:

    Boa Noite Gen ! Bem colocadas suas palavras e não coaduno com as ações dos “Blocos Pretos”…… Contudo, me espelho nestas ações pois enquanto as “autoridades” não colocarem um pouco de honestidade em seus atos, sempre haverá aqueles que não aceitam a quebra de protocolos de respeito, ordem e bem comum, que estão nas nossas leis. Desde sempre, o Poder Judiciário, SEMPRE, foi o culpado de tanta balbúrdia. Morosidade gera impunidade e esta se expande até chegarmos na situação atual. Só existem DIREITOS, de todos os lados. DEVERES são deixado de lado. Por isto, acho que os que estão realizando estes atos, só cansaram da IMPUNIDADE. Salvo ideologias esdrúxulas e radicalistas, isto é o que sinto. E TEMO que, num futuro próximo, tenhamos que dar um basta ao que vem acabando com nosso País. Quer seja pelo voto quer seja……

  14. Paulo Cesar de Castro Diz:

    Perfeito, Bonat!

    Prefiro mil vezes os labradores, cockers spaniels, setters, vira-latas, perdigueiros e outros mas nem pensar na raça de humanos (?)que responde pelo codinome de “black blocs”. A estes, nem vacina antirrábica.
    Bom domingo,

    Gen Castro

  15. Milton Diz:

    Boa noite Amigo.
    Excelente o que o Sr escreveu, pois os valores estão sendo invertidos e sabemos que tudo não passa de uma certa manobra para beneficiar aqueles não amam o nosso Brasil, mas esperamos que em breve haja uma mudança em tudo isso.
    Abraços.

  16. Alfredo Cherem Filho Diz:

    Meu Caro General
    Muito atual seu tema, brilhante suas palavras, a Lua com certeza tem a honra e a fidelidade a seu dono e ao seu mundo, coisa que estes bandidos não conhecem, honra, amor à pátria, amor ao seu povo, pois suas intenções são a baderna e desfigurar a insatisfação à este desgoverno.
    Obrigado pelo envio.
    Um Grande Abraço,
    Alfredo 03.11.2013

  17. pedro Diz:

    acredito uqe estamos muito proximo do egstamento acreddito que o povo brasileiro vai abrir mos olhos e havera uma grande virada de mesa. estes mascarados na verdade fazem parte de um partido politico que tem como ideologia quanto mpior ficar melhor sera. mas seus dias estao contados

  18. André Dambros Diz:

    É vero, meu caro amigo!
    Da forma como as coisas estão ficando, nas eleições de 2014 vai ter candidadto no palanque, fazendo discurso de toca ninja. É estatus e terá muuuuuuuuiiitos seguidoeres.
    Infelizmente, por alguém eles estão apoiados.
    Um abração
    André

  19. Joaquim Rocha Diz:

    Prezado amigo Bonat
    Fala-se muito em reforma política e previdenciária, mas falta a reforma penal, já que acho a legislação brasileira muito branda e benevolente, e que permite inúmeros recursos aos infratores. Isso faz com que o delinquente tenha a sensação de impunidade, facilita a reincidencia e promove o surgimento de novos infratores.Assistimos diariamente, nos noticiários, a penas rigorosas no exterior, a multas de trânsito elevadas, e outros casos de rigorismo penal que estão faltando aqui.
    Aliado a um sistema pénal deficitário, à corrupção, à politicagem interesseira e à falta de providencias dos órgãos governamentais, não se vê perspectivas de melhoras.
    Abraços fraternos
    Joaquim Rocha.

  20. Amaury Diz:

    Caro amigo Bonat: Parabéns pela cronica. Como todos que se manisfestaram apoiando-lhe pela realidade do script, eu também vivo preocupado com os fatos que assolam a democracia e a política nefasta. Infelizmente não conseguimos ver a luz no fim do tunel. Se persistir a acomodação dos bons brasileiros e a apatia dos que poderiam mudar o destino dessa caminhada socialista, o objetivo deles será alcançado ainda antes do que se imagina.
    Um grande abraço. Amaury

  21. bonat Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat.
    Todos os setores continuam em baixa, mas, a segurança pública esta batendo o “record”, portanto, sem dúvidas é preocupante, como dá a entender seu excelente artigo. Infelizmente o mau exemplo vem das grandes autoridades, mas, como prá eles está bom, pouco fazem para os outros. Parabéns pelos escritos e, forte abraço do Zartão.

  22. Betty Diz:

    Acredito que tudo isto terminará numa “virada de mesa”;senão aonde tudo isto chegará?
    Abraços

  23. Amilton Dias Diz:

    Prezado amigo Gen. Bonat.
    Acho muita maldade comparar um animal tão bonito , que age por instintos, como é natural nesta idade, com este grupo denominado de “black bocks”, apesar do resultado, no caso de um quintal, possa ser comparado. Estas criaturinhas necessitam de muito espaço. Este bando, recebe orientações de grupos políticos com objetivos definidos.
    Abraços.
    Amilton

  24. Gabriel Cruz Pires Ribeiro Diz:

    Bonat (035),
    Excelente artigo sobre um tema cada vez mais preocupante.
    Parece que a finalidade é evitar que pessoas de bem se manifestem livremente. Ontem, vi pelos jornais os estragos que os “estudantes” fizeram na USP. É lamentável que estes baderneiros são presos pela polícia e soltos em seguida pela “justiça”. Depois, somos todos nós contribuintes que pagamos para recuperar os estragos.
    Abs.
    Gabriel (029)

Deixe um Comentário