A vergonha de dona Ruth (clique aqui)

O que escrevo pertence a quem lê, não a mim. Da mesma forma, o que a senhora Ruth Moreira (84) escreveu não lhe pertence mais. Ela disse estar com vergonha do Brasil. Agora, sua vergonha é de todos nós.

Por isso, me aproprio de algumas de suas palavras para afirmar que também estou envergonhado. Tremendamente envergonhado com um governo impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano. De um Congresso rampeiro, composto por políticos vendidos a quem dá mais. Envergonhado, pois pensar no bem do País é ser trouxa. Envergonhado pelo dilapidar de nossas grandes estatais, entre elas a Petrobras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora, quase falida, está a serviço de uma causa só: o poder. Vergonha de juízes vendidos. Vergonha de mensalões e mensaleiros. Vergonha de termos quase 40 ministros, de partidos que vivem a mamar nas tetas da viúva, enquanto brasileiros morrem em enchentes, perdendo familiares por desídia de políticos. Vergonha de ver a presidente gastar, no Vaticano e perante o novo Papa, uma riqueza que não temos. Vergonha da violência que impera e de ver uma turista estuprada, durante seis horas, por delinquentes que deveriam estar na cadeia. Vergonha por pagarmos tantos impostos e nada recebermos em troca – nem estradas, nem portos, nem saúde, nem segurança, nem escolas que ensinem para valer. Vergonha de todos esses desmandos que nos trouxeram de volta a famigerada inflação, muito maior do que a oficialmente anunciada.

E Ruth Moreira (84, faço questão de repetir) ainda pergunta: onde estão os homens de bem deste país? Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? Por que tantos estão calados? Até quando isso vai continuar? Até quando veremos essas nulidades que aí estão sendo eleitas e reeleitas?

Aí eu lhe respondo: como competir com as grandes redes de televisão, que nos últimos anos receberam mais de 11 bilhões do governo a título de publicidade? Apenas a maior delas, a Globo, foi aquinhoada com mais de 6 bilhões, dinheiro suficiente para resolver inúmeros problemas que afligem os brasileiros.

Que me desculpe a senhora Ruth (84, novamente), mas se eu fosse jornalista, também esqueceria minha vocação de mostrar a atual realidade, de questioná-la e, quem sabe, de revelar a triste verdade dos nossos dias. Claro que eu apoiaria o governo perdulário e diria que a comissão da verdade, geradora de mais “empregos”, está tentando resolver os problemas, embora eles datem de mais de 40 anos atrás.

Estou, como senhora Ruth (84), com muita vergonha de um Brasil ainda subordinado a Fidel (87), a Mao (de cujus), a Stalin (de cujus) e ao mais recente de cujus, Hugo Chávez. O Brasil e todos os brasileiros são muito maiores do que esses totalitários, que tendo morrido milionários (um ainda vivinho, mas igualmente milionário), arrasaram com seus países e seus habitantes.

Mas, é lógico, se me dessem muita grana, de forma alguma eu sentiria vergonha do Brasil! Como um novo rico, eu jamais revelaria a incompetência dos nossos atuais mandatários. E diria (apenas para os meus): quero que o Brasil e os brasileiros se explodam! Mas não escreveria, pois tudo o que eu escrevesse não mais me pertenceria.

47 Respostas para “A vergonha de dona Ruth (clique aqui)”

  1. GABRIEL CRUZ PIRES RIBEIRO Diz:

    Bonat,
    É muito triste ler sua excelente crônica e simplesmente ter que concordar, sem a menor esperança de que essa situação mude. Ao contrário, pelas notícias recentes, o futuro está cada vez mais incerto.
    Abs.
    Gabriel (029)

  2. Helio Hertt Grande Diz:

    Bom dia Bonat:
    Também estou envergonhado e não é de hoje. E fico me perguntando e matutando: Até onde teremos de chegar com todos estes desmandos, incompetência, corrupção a corroer nossos valores éticos e morais? Cuba está a suportar o domínio de gente do mesmo naipe e ideologia há mais de 50 anos… Será que o nosso rumo será o de alcançar algo semelhante ao paraíso castrista, ao que parece ser o ideal de nossos atuais governantes? Vergonha, sim! Sua, minha, da D. Ruth e todos os brasileiros com capacidade de compreender um pouco melhor a situação que atualmente estamos vivendo.
    Como sempre, uma excelente crônica!
    Parabéns e um abraço. Helio Hertt Grande

  3. Amaro Diz:

    Apesar de ser lógico, a grana para o Sr. não teria sentido algum sem a vergonha que sentiria por um Brasil abaixo de suas convicções. Assim, podemos afirmar com certeza que o amor patriótico não tem origem na lógica, mas emana da crença de que podemos ser melhores do que somos ao escolher o bem coletivo em detrimento do nosso egoismo particular. E, também, estendendo o olhar além de nosso próprio umbigo, constatamos que o nosso egoismo é finito enquanto o bem de todos vigora enquanto existir a humanidade. Creio naquela frase do filme O Gladiador: “As nossas ações ecoam pela eternidade.” Forte abraço, Gen Bonat.

  4. Alberico Diz:

    Tudo está aí, com muita clareza e objetividade. Abraços

  5. Avelleda Diz:

    Tiro eficaz e eficiente, como convém a todo militar. Parabéns, mais uma vez. Se me permite ressaltar algumas adjetivações, gostei muito da do Congresso (rampeiro) e dos ainda “líderes” da nossa esquerda retrógrada(de cujus). Exatos e irretocáveis.
    Essa gente vive num outro mundo – o da mentira, da corrupção e da enganação generalizada. Que pena !

  6. Robert Henriques Diz:

    Caro amigo Bonat. Muito se fala e pouco se faz. Não é nossa a culpa felizmente. A pergunta que fiz outro dia a um nosso ex-colega: “Quem vai pendurar o guizo no gato”?, pois brasileiros dispostos a ombrear-se não faltarão. Fica a dúvida. Um forte abraço.
    Robert

  7. Paulo Cesar Diz:

    Caro Bonat
    Tem que haver uma forma de acabar com isso. Seja violenta ou não. Todos estamos envergonhados.
    Abrs
    Paulo Cesar

  8. Ivo Diz:

    Hamilton …
    Mais virá …Outrora os ditadores se faziam com exercitos e força, hoje se fazem com nenhuma força, apenas com bolsas ….

  9. Gustavo Rocha da Silva Diz:

    Prezado general Bonat;

    Dezoito anos mais moço do que D. Ruth concordo com cada palavra do artigo acima, seja dela ou sua.

    Thomas Jjefferson disse: ” o pior Congresso é melhor do que nenhum Congresso”. Coitadinho! Quanta falta de imaginação!

    Abraços.
    Gustavo

  10. Juan I. Koffler A. Diz:

    Caro amigo Bonat:
    Sinto muitíssimo “vê-lo” assim, tão irritado e indignado como deixa transparecer seu justificado desabafo. Desabafo que sei ser de milhares, milhões de conterrâneos, nada obstante esse número sequer chegue a ser significativo, a ponto de alterar substancialmente o statu quo que vige desde 2003 e, mais precisa e amplamente, desde a “democratização”, para mim mais parecida com a prostituição leviana e institucionalizada estabelecida pós-nossa revolução.
    De lá para cá, meu caro Bonat, fui (e continuo a ser) incansável em expressar (de todas as formas possíveis e sem qualquer temor) toda minha vergonha, nauseas, enojamento, revolta e total descrença em nossos governos e políticos de todos os níveis da República – do menos categorizado à cadeira-mor do Estado.
    Asco, muito mais que vergonha, me provocam esses indivíduos que, pelo voto ignaro e aliciado das massas, ocupam o poder há uma década, disputando o butim pelas maneiras mais sórdidas e grosseiras que se possam imaginar para alguém que se qualifique como ‘ser humano’. Nem de perto podem ser assim entendidos, mais próximos que estão de homúnculos despersonalizados e grotescos, labunzando-se no poder e chafurdando nele.
    Vergonha é muito pouco, querido amigo! Indignação, revolta, desprezo são sentimentos mais próximos a serem cultivados por essa quadrilha de safados lesa-pátria, cujo lugar de merecimento seria a masmorra ou, ainda melhor, a cova inominada.
    Quisera eu ter menos 30 anos para combatê-los novamente, escorraçando-os de vez e para sempre do nosso país (ou melhor, da vida que não merecem). Que se juntem aos cadáveres putrefatos e malcheirosos da gentalha que já partiu (e partiu tarde) e arde no inferno das iniquidades.
    Perdoe-me o desabafo, mas não possuo mais equilíbrio para dialogar decentemente, quando se trata de falar dessas “coisas”…
    Forte abraço!
    Juan

  11. Amaury Koschinski Diz:

    Excelente cronica! Não estou apenas envergonhado, mas desesperançoso pela maneira e o rumo que nosso país está sendo conduzido.

  12. Medeiros Dias Diz:

    Meu prezado o Bonat, eu não sei mais se tenho vergonha ou não;eu concordo plenamente com Da. Ruth.Essa republica petista/sindicalista está colocando nosso BRASIL no buraco. Abraço

  13. Francisco Smolka Diz:

    Boa Hamilton!

  14. Dorival Ari Bogoni Diz:

    Bonat,
    Estoum quase desistindo.
    Nós os sessentões fizemos a nossa parte.
    Resolvemos nosso problema.
    Que se exploda a galera! Seria assim fácil??!
    Ainda estou no quase.
    Quero crer que um dia chegará nossa vez.
    E veremos a luz no final do túnel.
    Os ‘eleitos’ … foram eleitos ou selecionados.
    Que continuem carregando o piano.
    Vamos em frente que atrás vem gente.
    Que sejam melhores que nossa geração …
    para o bem de todos e do País … tão apunhalado por seus filhos, em especial a maioria dos políticos.
    Abraço com esperança. ainda com um fio de esperança.
    Dorival Ari Bogoni

  15. bonat Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat.
    A cada dia estás mais arrojado nos seus escritos. Não querendo ser pessimista, mas, pelo que está aparentando, creio que as coisas vão piorar, o que é profundamente preocupante. Hoje, ser honesto, é sinônimo de vergonha, mas, nem por isso devemos nos entregar. O Papa, ao ser visitado por Dilma, lhe perguntou: … E, os políticos brasileiros são muito católicos. Sim, disse ela a sua santidade, pois, tudo o que fazem sempre levam um terço ! Parabéns pela seu artigo. Fraterno abraço do Zartão.

  16. Joaquim Rocha Diz:

    Prezado amigo Bonat
    Ainda acho que há esperanças de mudanças, e somente os militares, poderão fazer isso. Ninguém mais. Nem o povo. Os políticos muito menos. Não adiantam mais eleições, mensalões ou as ditas reformas políticas. Pra que fazer reformas no Congresso, se não há oposição? Quem se atreveria a fechar o Congresso e promover uma reforma geral? “Enquanto a carruagem passa, os cães ladram”.
    A senhora de 84 tem razão. Precisaria de uma Senhora, como a de 64, para resolver a questão brasileira e elevar a auto estima nacional.
    O Orvil precisaria ser mais lido.
    Mais uma vez, parabéns pela sua crônica oportuna.
    Abraços fraternos
    Joaquim Rocha.

  17. bonat Diz:

    Dona Ruth, peço que me desculpe pela liberalidade das minhas expressões seguintes.
    Peço que me desculpe, pois eu lhe deveria mais respeito em função de sua idade, pela sua condição de mulher e, também, por sua lucidez.
    Eu, hoje, fui a uma agência do INSS, para pesquisar e saber se posso conseguir a revisão de minha aposentadoria; da farta pensão que se avizinha dos três salários-ínfimos, depois de quarenta anos e dois meses de contribuição (dezenove deles sobre vinte salários-mínimos). Saí de lá cabisbaixo, desenxabido e pronto para me dedicar a escrever um novo romance, cujo título deve ser: “Nascido em um Puteiro”.
    No ônibus, a caminho de volta para casa, pensando nas aposentadorias nababescas de muitos nesse país (Há pensões pagas através do INSS, que ultrapassam os cem mil reais mensais. Acredite!); pensando nas fartas pensões concedidas a centenas de anistiados políticos que nem sabem o que significa a palavra, quanto mais o direito a ela; pensando nos jogadores das seleções de futebol de 58, 62 e 70, que foram agraciados com cem mil reais “limpinhos” – saídos do meu e do seu bolso – e nas aposentadorias “pelo teto” que também lhes foram concedidas em apenas uma “penada” demagógica, eu comecei a sentir vergonha da minha nacionalidade. E perceba que eu nem falei nas aposentadorias dos políticos e nas benesses todas que lhes são concedidas, fruto da autocomplacência imoral e indevida que os norteia e que nos desnorteia. Pensando em tudo isso, Dona Ruth (desculpo-me, novamente), eu imaginei o título para este meu romance e até rascunhei o seu desfecho: “Eu, brasileiro, ainda que não seja filho da puta, acabei nascendo em um puteiro”.
    No Brasil de hoje, os direitos já estão se entortando e os esquerdos só querem vantagens, ainda que não tenham direitos.
    Reitero o meu pedido de desculpas, Dona Ruth.
    Fraterno abraço,
    Carlos Gama.

  18. Afonso Pires Faria Diz:

    Sei que o Sr. está blefando quando diz que o dinheiro lhe faria também ficar “sem vergonha” do nosso país. Parece que agora, de vez, o Sr. perdeu os cadernos. Se foi a paciência e a parcimônia que tinha quando escrevia. Mas quem não perde o rumo com tudo isto que está acontecendo? Temos que ter, nas próximas eleições um candidato que fale a verdade. Que olhe no grão do olho do oponente e diga “Matamos sim, e matamos muito pouco, pois se tivéssemos matado o suficiente, não estaríamos na merda que estamos”. Espero que o Sr. se arroje mais daqui para frente e diga as coisas que estavam presas na alma.
    Parabéns general
    Afonso Pires Faria – Caxias do Sul – RS

  19. bonat Diz:

    Contundente e irretocável, prezado Hamilton.
    E vendo tanto desmando, chego à conclusão de que nossos homens públicos corruptos perderam há muito qualquer noção de decência. Fazem e desfazem sem qualquer temor às leis. E se a lei e instituições atrapalham, tratam de providenciar uma PEC 37. É de se perguntar, como Cícero : até quando abusarão de nossa paciência?
    Talvez só o medo físico possa conter a sanha dos canalhas.
    Parabéns e forte abraço.
    Joaquim

  20. Vanin Diz:

    Sabe, Hamilton, todos já sabíamos que as “coisas” acabariam ficando assim, estando o poder nas mãos de quem esta. O que eu ainda não sei ou não consigo entender é: como deixamos isso acontecer ? E, o que me desespera, é não saber quando isso terá um fim. Aguardo, esperançoso (e ingenuamente) as próximas eleições, pois é o que me resta. Forças verdes, que não a do PV, não tem mais como. Coitado de nossos netos.

  21. Paulo Cesar de Castro Diz:

    Bonat, pois é…você está coberto de razão e penso exatamente como você…pena, não é mesmo?
    Parabéns por expressar e divulgar o pensamento de tantos.
    Há algo pior…tenho vergonha de não ter esperança no campo político…não me identifico com nenhum partido…não me identifico com nenhum político federal, estadual e municipal…pena, mas estou sentindo-me quase sem esperança de que nosso queridíssimo país possa dar a volta por cima de tudo isto e muito mais…
    Cumprimentos pela crônica e … bem…vou esperar para ver se ainda encontro esperança por aí.

  22. Brugalli Diz:

    Amigo Bonat. É urgente exumar os restos mortais do imortal Rui Barbosa, que também, “de tanto ver…tinha vergonha de ser honesto…”. É tristemente doloroso que nos meus quase 82, tenha , como Dona Ruth, o desprazer de ver,com vergonha, desencanto, desilusão e impotência , os noticiários diários. A presidenta condenou(da boca para fora) os atentados em Boston. Como? E os que ela e outros petralhas impetraram contra a Nação Brasileira? Meus avós me ensinaram que “o diabo faz a panela, mas não sabe fazer a tampa” Mais dias menos dias… que Deus nos proteja! Um abraço. Brugalli.

  23. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    Enfim, o nosso saco(perdoai-me o termo) se encheu e vazou. Não há mais meios termos, eufemismos entre nós, os otários eleitos por “elles”, quando os mesmo conseguiram transformar o crime em direito institucionalizado. Nós já SABEMOS que o zé dirceu, o genoino e os demais petistas NÃO IRÃO pra cadeia. Nem por um dia. Esse juiz neófito, indicado pela dilma irá “VIRAR O JOGO”. Logo depois o Barbosa dará um murro na mesa, dirá que a suprema corte “patati-patatá” e o genoino será alçado a ministro da defesa , enquanto o zé por detrás daqueles óculos e refestelado naquelas bermudas francesas subirá a rampa do planalto, pela frente, e assumirá outro ministério.TARDOU MAS NÃO FALHOU A SUA GLORIOSA ARREMETIDA, BRAVO GENERAL . PARABÉNS, FICAMOS ORGULHOSOS DO SENHOR E ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS, PARA O QUE VIER E ACONTECER. BRASIL,ACIMA “DELLES” TODOS.

  24. Mario Gardano Diz:

    Bonat, é revoltante o que acontece hoje no Brasil,e pior é a impotência, provocada pela conivência e condescendência da midia como você relata, anestesiaram o povo com éter barato e ele continua adormecido, temos que urgente formar grupos de pessoas nos mais diversos segmentos, que possam iniciar um basta a essa podridão.
    abraços
    Mario Gardano

  25. Jussara Avian Sant'Anna Diz:

    Prezado General
    Parabéns pela sua cronica.
    Sou esposa do Nestor Jesus de Sant’Anna sou filha de Militar da Reserva e estou engajada na luta para se restabelecer o bem no Brasil.
    Atenciosamente
    Jussara Avian Sant’Anna

  26. EDMAR LUIZ KRISTOCHIK Diz:

    A situação é grave e o povo parece que está cego, por incrível que pareça a presidente tem em torno de 63% de aprovação. Eu imagino que para o PT largar a teta somente ocorrerá com grave convulsão social, vejam a manobra do surgimento desse novo candidato no Nordeste, isso visa simplesmente anular as possibilidades do Aécio Neves fazer frente à Dilma. A podridão que impera na política é inimaginável. Bem, vamos ver até onde os petistas conseguirão ludibriar o povo, assoberbados por partidos corruptos como o PMDB, que há muitos anos se vende pela maior oferta. Eu já joguei a toalha.

  27. Vilmar Nicolau Diz:

    Senhores,
    eu temo quando a sociedade assiste quieta, passiva e ordeira o caminhar da Nação. Durante a ditadura militar iniciada em 1964 muitos tentaram falar e foram calados. Muitos tentaram parar a agressão contra os direitos básicos do indivíduo e foram assassinados. Não quero que isso se repita, não quero isso para os meus filhos. O que vemos hoje é uma sociedade em movimento, lutas por direitos e conflitos de interesses. Parece o caos, parece o fim mas é só o começo. O começo da construção de um sociedade nova, o começo da construção de uma Pátria mais justa, mais igualitária e com a inclusão de todos. Quanto aos males da República, da corrupção generalizada e escancarada, da indecência das autoridades sinto informá-los de que têm causa muito mais antiga, muito mais profunda do que pensam os críticos dos tempos atuais. Desde o tempo dos meus avós que se falava dos tubarões, o senhor general, que imagino tenha a mesma idade que eu, deve se lembrar do quando os pais falavam sobre os tubarões. O golpe militar de 1964, parece, não acabou com os tubarões. Penso, modestamente, que todos nós somos um pouco tubarões. Enquanto não motivarmos nossos filhos para que valorizem a educação, valorizem o mérito e desistam de levar vantagem sobre o próximo, seja de que maneira for, teremos corruptos em todos os setores da sociedade. Não nos deixemos enganar, não há saída fácil, não há solução simples. Incentivar o surgimento de salvadores da pátria, golpes, revoluções, guerras ou qualquer método que deixe de lado a razão, a verdade e a transparência é varrer a sujeira para debaixo do tapete. Mudemos, cada um de nós brasileiros, para melhor um pouco a cada dia e conseguiremos mudar o Brasil.

    Vilmar Nicolau
    (Infantaria-Brasil)

  28. betty Diz:

    Tenhamos vergonha como dona Ruth mas acho que há muito comodismo de nós cidadãos.Temos que nos posicionar mais de alguma forma. Me incluo entre os indignados e acomodados; preciso dar um jeito nisto!
    Abraços

  29. Carlos Abilhoa Diz:

    Caro amigo Bonat
    Vergonha,vergonha e vergonha só isso posso escrever,o resto ou tudo tua cronica falou. Grande Dona Ruth.

    Fraternalmente

    Abilhôa.’.

  30. bonat Diz:

    Caro amigo Gen Bonat
    Não precisamos mais escrever ou falar temos de agir ,então pergunto como fazer?
    Não posso mais admitir que a única esperança de mudar tudo isso, está totalmente parada que são nossas Forças Armadas!
    Mas estão deixando e vendo tudo que acontece no nosso BRASIL e sem qualquer reação pois vivo o dia a dia e sinto que a população espera uma medida forte e sem medo da opinião de outros países.
    Não sei como mas estou de pé as ordens.
    1º Ten R/2 de nfantaria que serviu de 1967 a 1971 no Glorioso Exército(que conheci)

  31. Alfredo Cherem Filho Diz:

    Meu Caro General
    Como sempre suas palavras são precisas e de uma inteligência ímpar, brilhante sua colocação, tão triste de ser testemunhado por nós estes acontecimentos relatados em sua crônica, acho que a afirmação de que não sabemos votar está correta. Obrigado pelo envio.
    Um Grande Abraço
    Alfredo 26.04.13

  32. Roseni Palmira Tabalipa Diz:

    Caro General Bonat:
    Suas crônicas, são de uma profundidade, que tocam nosso íntimo na sua parte mais íntegra e observadora do ser humano.
    Tudo que o Dr salientou é a mais pura verdade. Estamos vivendo num mundo, que poderia ser maravilhoso, levando-se em consideração as belezes naturais e no entanto, os próprios seres humanos viventes neste mundo, acabam imundecendo nosso espaço, local que viveremos até o fim.
    É uma pena e ao mesmo tempo, nojento de ver a nossa política e nossos governantes. Precisamos ter esperança, quem sabe um dia o mundo cobre dos verdadeiros culpados, e a gente consiga ter orgulho e alegrias, por pertencer a este espaço que Deus nos deu…Grande abraço.

  33. Gabriel (Oliveira) Diz:

    MEU CARO COMANDANTE:

    COMO SEMPRE, INTELIGENTÍSSIMA COLOCAÇÃO, DIGNA DE QUEM TEM O DOM DA PALAVRA. EU, UM SIMPLES MORTAL JÁ NEM SEI MAIS O QUE DIZER APESAR DE VOCÊ JÁ SABER MINHA OPINIÃO A RESPEITO DESTE ESTADO DE COISAS. CHEGAMOS NO LIMITE E QUANTO MAIS DEMORARMOS PARA DAR CABO DESTA QUADRILHA MAIS DIFÍCIL VAI FICAR. ESTAMOS NUMA GUERRA ONDE SÓ UM LADO TEM O PODER ECONÔMICO E O PODER BÉLICO E ESTE PODER AUMENTA MAIS A CADA DIA E NA MESMA PROPORÇÃO DIMINUI DO OUTRO LADO. PASSOU DA HORA DE DAR UM BASTA NESTA SITUAÇÃO MAS INFELIZMENTE ESTE BASTA ESTÁ CADA DIA MAIS INVIÁVEL. L A M E N T Á V E L.

    FORTE ABRAÇO
    GABRIEL (OLIVEIRA 643)

  34. Ze Smolka Diz:

    Caro Hamilton
    Nessa semana,li artigos do Ferreira Gullar,na Folha; do Marcelo Rubes Paiva,no Estadao;do J.R.Gusso,na Veja; e agora o seu.
    Sao estilos ,formas e abordagens diferentes para o mesmo assunto.
    Acho que a indignação e a vergonha pelo que esta se passando no País esta tomando forma.
    Nos,a maioria silenciosa,tolerante e passiva começamos a nos mover.
    É só o começo,mas espero, irreversível.
    Todos os limites foram ultrapassados e não da mais para ficar ausente. Vamos em frente ,combater essa CANALHA que nos comanda,seja no executivo,no legislativo e no judiciário, com toda força antes que seja tarde ou mais perigoso.

  35. Carlos Roberto do Nascimento Diz:

    Caro Gal. Bonat,

    Comecei a perceber que, após os 60 anos, estava me tornando uma pessoa amarga, descrente e desesperançosa, atribuindo tudo isso à minha intransigência com o incorreto e à minha incapacidade de transigir e aceitar com naturalidade o que acontece nos dias atuais. Mas é um consolo para mim perceber que muitas pessoas compreendem o momento atual exatamente como eu, ou seja, deve haver um imenso consenso quanto a essa visão que precisa, de alguma forma, vir à tona e mudar o staus quo. Tenho um forte receio de que, já na velhice, tenha que empunhar um fuzil para defender minha família e minha pátria dessa verdadeira quadrilha organizada que assumiu o poder.
    Um forte abraço do amigo
    Carlos Nascimento

  36. bonat Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat,
    Parabéns por mais esta bela crônica.
    Como sempre, impecável e muito inteligente em sua característica forma de expressar seus pensamentos de modo claro, objetivo e conciso, enfocando sempre temas da atualidade e de interesse geral.
    Concordo inteiramente com a “dona Ruth”. Também estou imensamente envergonhado sobre tudo o que está se passando em nosso país, onde uma verdadeira máfia de delinquentes imorais e corruptos se apossou do poder, infiltrados em todas as esferas governamentais, desde o seu mais alto nível, e daí não pretendem sair tão cedo.
    Abraços.
    Amancio.

  37. Ivo Diz:

    O que mais me preocupa é que uma hora isso vai estourar,
    e quem vai pagar os pecados somos nós, por que eles estarão com a vida mansa.

  38. Cezar Bianco Diz:

    Prezado Gen Bonat, parabéns por esta crônica que revela todo estado repugnante que vivemos neste BRASIL. Temos que tomar alguma atitude para segurarmos os desmados deste País.Abraços CEZAR.

  39. Luiz Carlos Soluchinsky Diz:

    Temos que nos envergonhar, sim. Mas parar de falar, de criticar, de botar a boca no trombone, Nunca!!!!! Um dia a casa cai. Me lembro daquele gauchão que dizia: Vou pelear nem que seja só com o cabo do facão. Brincadeiras à parte, a situação está cada dia mais difícil: Impunidade, roubalheira, desmandos, corrupção. Estão fazendo o que querem, pois não existe ninguém para coibir. Só nos resta falar… falar… falar…

  40. Osório Diz:

    Meu estimado amigo Bonat

    Neste 02 de maio, dia do seu aniversário natalício, poderia dizer que, assim como D. Ruth e você, também estou envergonhado. Não do Brasil e de sua gente, mas do grupo que se instalou no governo para roubar, dos brasileiros, a mais tênue esperança.
    Mas, neste 02 de maio, prefiro dizer que estou orgulhoso de brasileiros como você, que não se calam e não se omitem contra os desmandos de maus governantes, que mentem e enganam, descaradamente, em proveito apenas de um projeto perverso de poder.
    Receba os meus parabéns e votos de muita saúde e felicidade, junto às pessoas queridas.
    Do seu amigo, de longa data, Osório.

  41. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    Um tanto a destempo, peço vênia ao General Bonat para discordar um pouco do nosso infante Vilmar Nicolau. Nos tempos da contra-revolução, eu já saído do serviço militar obrigatório, fui para a Cia. Docas de Santos,onde ganhava um bom salário e vinha do porto de Santos , às vezes de madrugada, de relógio, correntinha, carteira no bolso, etc. com a maior segurança. Hoje não posso andar com meus netos nos jardins da praia de Santos,(Guinness Book)sujeito a ser assaltado,DIUTURNAMENTE. Não temos mais segurança, esse des+governo sindico-comunista não prima pela RAZÃO,VERDADEE ou TRANSPARÊNCIA,valores que o Sr. Nicolau preconiza.E se há um governo que está a jogar A SUJEIRA PARA BAIXO DO TAPETE é esse aí, dos petistas e peemedebistas. Os TUBARÕES do nosso tempo agora são DINOSSAUROS-REX,que já botaram seus OVOS nos bancos e caixas-fortes Européias com as INCUBAÇÕES programadas ad aeternum.E eu votei no tubarão-mor na primeira eleição pensando, que era democrata, patriota e honesto. Mudar a educação ELLES mudaram, mas de forma que fiquem no poder por séculos. Um pai que coloca os filhos numa escola pública já sabe que a criança irá ter cultura pró-gaysismo desde bem cedo. Estudar português e matemática, para que??? se ELLES dizem que “Nóis pega Peixe” está correto e nem sempre 2+2:4. A sua afirmação,Sr. Nicolau, de MUDARMOS o Brasil a cada dia, com essa educação petista “ELEVADA” à condição de PLANÍCIE, isto é, didatizada para que ninguém repita e todos PASSEM levará as futuras gerações à idiotice. E também a sua convicção de mudar o Brasil se cada um de fizer sua parte, eu, com 66 anos,estou cansado e desiludido de fazer a minha, de trabalhar, pagar impostos e acreditar. Com a explosão demográfica dos mangues e periferias de Santos,onde crianças de 14 anos já são mães, mães de crianças hiper-desnutridas, incentivadas pelas ESMOLAS

  42. Nestor Jesus de Sant'Anna Diz:

    SOCIAIS cada dia mais absurdas (agora o governo de SP(tucanada) criou a bolsa crack)não vejo o fim dessa hecatombe próxima, a não ser por ela própria, depois do BIG BANG final., O nosso proceder para mudar o Brasil a cada dia, é um UTOPIA, amigo infante VILMAR NICOLAU. O TSUNAMI que ELLES prepararam não respeita nem será parado em tempo algum pela nossa VONTADE DE MUDAR O BRASIL, pois o Senhor sabe, como praticou Joseph Goebbels na Alemanha de Hitler, com total sucesso, ninguém resiste `PROPAGANDA PETISTA” veiculada em todas as mídias do Brasil. Como o Senhor, não vejo saída fácil ou aliás quase não há saída. E tudo passará pelas mãos de um SALVADOR DA PÁTRIA. Alguém PATRIOTA E HONESTO !!!

  43. roselene ferreira Diz:

    OI MEU AMIGO,
    ACHEI ESTA,UMA DE TUAS MELHORES CRÔNICAS.
    CONSEGUISTE OUSAR,BOTASTE NO PAPEL TODA INDIGNAÇÃO QUE OS BRASILEIROS SENTEM DIANTE DESTA CORRUPÇÃO QUE GRASSA SOLTA…
    SERÁ QUE NÓS ,OU ALGUÉM ,ENTRE NÓS ( POVINHO ) VAI CONSEGUIR SE REVOLTAR E TOMAR UMA ATITUDE FORTE CONTRA OS PODEROSOS QUE MANIPULAM O PODER???? EU , ROSE , QUE PODERIA FAZER ? SÓ O QUE FAÇO : MANDO E-MAILS!!!! MAS É NECESSÁRIO FORÇA BRUTA E UNIÃO NACIONAL.!!! QUEM COMEÇA???? ME PARECE QUE SOMOS COVARDES…..
    BJS
    ROSELENE.

  44. Jaeme Gonçalves dos Santos Diz:

    Concordância plena! Esse modelo político está superado e urge pelo surgimento de um paradigma Nacionalista, Patriota e Cívico! Aqueles que representam o Estado devem ter conduta ilibada, precaução e rigidez no gasto do erário, e desempenhar a sua função de forma límpida e por amor à Pátria, à Nação e à Bandeira, e envidar todos os esforços em prol do Brasil e do Povo brasileiro! Está faltando um Líder para chamar a responsabilidade para si, e convocar o apoio do Povo, e fazer a limpa nos Três Poderes, e nos demais órgãos públicos! As informações diuturnas que se têm nos meios de comunicação é de que a corrupção está tão arraigada nos Poderes da União,dos Estados e dos Municípios que nos faz a clamar pela aplicação dos termos do artigo 142 da CF/88 para garantia da Lei e da Ordem, e implantar um Poder Moderador formado pelos “altos Comandos”, para filtrar aqueles que podem e os que não podem ocupar os cargos eletivos ou concursados nos Órgãos públicos e nas Instituições permanentes ou não, como forma de se restaurar a moral, a ética e a probidade, e atrair a confiança do Povo nas administração geral do Brasil! A forma com que o Judiciário é conduzido incentiva a corrupção, porém, urge por reforma irrestrita!

  45. Pedro Diz:

    “As informações diuturnas que se têm nos meios de comunicação é de que a corrupção está tão arraigada nos Poderes da União,dos Estados e dos Municípios que nos faz a clamar pela aplicação dos termos do artigo 142 da CF/88 para garantia da Lei e da Ordem, e implantar um Poder Moderador formado pelos “altos Comandos”

    Voltemos à ditadura então Jaeme!!!

  46. Joarez da Natividade Diz:

    Boa Tarde Bonat
    Suas cronicas são verdadeiras e sempre oportunas. Continuie às escrevendo.

    A PROPÓSITO QUERO MANDAR UM TESTO ATUALIZADO QUE ESQUREVI

    DESAPOSENTAÇÃO

    Significa, Requer a desistência da aposentadoria para concomitantemente pleitear novo benefício, somando o tempo de serviço anterior, mais o período laborado após o jubilamento.
    Em síntese, para pessoas não familiarizadas com este assunto, parece impossível, no entanto, não é, na medida que, se esclarece a matéria de forma objetiva, considerando a subjetividade do direito.
    Até 1993, os trabalhadores aposentados que continuassem trabalhando com CTPS, assinada, tinham direito ao recebimento do “pecúlio”, ou seja, a devolução dos valores do INSS, descontados dos salários durante o período que durasse o registro em CTPS.
    Ocorre que, a partir de 1993, o Governo Federal, ao perceber que havia uma lacuna na lei, baixou uma Medida Provisória 381/93, que eliminou o chamado “pecúlio”. No entanto, muitos trabalhadores continuaram com CTPS assinada até os dias de hoje, transformando-se num grande exercito de trabalhadores contribuindo para o INSS, sem, no entanto, receber valor algum em contrapartida. Estima-se que existem em torno de 700.000 (setecentos mil) trabalhadores contribuindo para o INSS.
    Só o Próprio Governo sabe informar corretamente quantos trabalhadores aposentados, continuam contribuindo para o INSS, e qual é o montante de dinheiro acumulado após 1993, por conta do recolhimento obrigatório para o INSS, em média 31% (tinta e um por cento) da folha de pagamento, sendo 11% descontado dos trabalhadores até o teto e 20% (vinte por cento) sobre o valor total da folha de pagamento, descontados das empresas.

    Pasmem Senhores, durante 20 (vinte anos) o Governo Federal, recebe através da Receita Federal contribuições para o INSS, e não devolve nenhum centavo ao trabalhador, em forma de benefício “pois não está previsto em Lei”.

    No momento que está se falando da possibilidade de aprovar projeto de Lei, para conceder o direito a “DESAPOSENTAÇÃO” ao aposentado, para corrigir essa injustiça, e refazer novo cálculo do Benefício para o aposentado, somando-se todo o período trabalhado. Fontes do Governo “que se diz sensível ao clamor popular” fala da preocupação do Governo, em face do rombo que essa medida poderá causar nas despesas do INSS.
    É inaceitável que o Governo possa ter essa interpretação. São 20 (vinte anos) de contribuição, dinheiro esse, descontado do salário dos aposentados.
    Não há que se falar sobre fonte de receita, pois o dinheiro está em caixa, é necessário apurar esse desvio de dinheiro da Receita Federal. Mas isso é outra coisa. O dinheiro para fazer frente à desaposentação está sendo recolhido, repito, fazem 20 (vinte anos).

    “DESAPOSENTAÇÃO JÁ”

    O GRANDE DESAFIO QUE SE PROJETA É EXIGIR DAS AUTORIDADES PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MONTANTE DOS RECOLHIMENTOS DESSES 20 (VINTE ANOS) DE CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS, DESCONTADO DOS APOSENTADOS.

    Divulgue esse texto o máximo possível. – O NOSSO PAÍS TEM JEITO.

    JOAREZ DA NATIVIDADE É ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO. (MILITANTE NA ADVOCACIA).

  47. edir marins Diz:

    A primeira providencia seria tirar as regalias e fazer com que a classe politica pagasse todas as suas despesas como qq cidadao comum. Nao deixando que seus reajustes salariais excedesse da maioria dos trabalhadores. Fazer leis proprias para politicos evitando abuso de poder e punindo como crime hediondo os que nao sabem governar deixando morrer milhares de cidadaos que sao mortos diarimente por falta de hospitais equipados e tb escolas publicas que possam fornecer professores capacitados e boas acomodaçoes em seus ea
    estabelecimentos sem falar em melhores condiçoes salariais assim como os politicos acreditam ser merecedores.Ser mandado embora por ma administraçao e nao ficar pulando de instituiçao para outra.Que se faça um concurso publico para que a classe politica aprenda o que e ser uma pessoa publica neste pais de cidadaos governados por pessoas cujo unico objetivo e tirar a barriga da miseria e se dar bem.LEIS PARA ACABAR COM AS MOR$DOMIAS E PRISAO PARA CRIMES QUE MATAM NOSSA SEGURANÇA SAUDE EDUCAÇAO E CIDADANIA. RUUUUUUUUUUUUUA para os parias.

    do

    n

Deixe um Comentário