Gratidão à Academia de Cultura de Curitiba

Recebam todos as nossas saudações. Ou, pensando bem, pois agora já podemos dizer: recebam nossas saudações accureanas!

Embora eu não tenha recebido delegação para escrever em nome dos colegas recém-empossados, vou tentar resumir o sentimento que nos invade, que, se não é de todas e de todos, acredito ser da maioria.

Alegria, orgulho, satisfação e gratidão habitam nossa alma pela deferência de termos sido escolhidos para fazer parte da prestigiosa Academia de Cultura de Curitiba. Se eu fosse gaúcho, diria que estamos “mais faceiros que piá de bombacha nova”.

Mas há, também, em cada um de nós um confuso sentimento que mescla surpresa e espanto. Paira, sobretudo, uma interrogação que nos incomoda: por que fomos eleitos para integrar uma academia de cultura?

A cultura, até onde sabemos, está por toda parte. Nas artes, no construir, no falar, no pensar, no agir, no ensinar, no governar, no portar-se, no comportar-se… Cultura representa continuidade histórica…

Em busca da resposta para a dúvida que nos aflige, folheei o estatuto da ACCUR que nos foi entregue. Creio tê-la encontrado ao me deparar com nomes como os de Ivo Arzua Pereira, Luís Renato Pedroso e João Darcy Ruggeri. Estou citando apenas os presidentes, mas, claro, poderia ter nominado qualquer um dos seus acadêmicos e acadêmicas. São nomes tão honrados, que fizeram-me relembrar de um episódio, que faço questão de lhes recordar.

Logo após a independência, José Bonifácio de Andrada e Silva era titular da Pasta do Império e seu irmão Martim Francisco, da Pasta da Fazenda. Um dia, ao receber seu vencimento e colocá-lo na cartola, Bonifácio saiu à rua e, por onde passava, ia retribuindo a saudação das pessoas. Quando se deu conta, de tanto tirar e repor a cartola, o dinheiro havia sumido. Retornando ao palácio, contou o sucedido a D. Pedro. O imperador, lamentando a perda, chamou Martim Francisco e mandou que ele sacasse do Tesouro outro pagamento para o irmão descuidado. O ministro da Fazenda se recusou: “Nada disso, o senhor José Bonifácio só vence um ordenado por mês, como qualquer outro funcionário. Por isso, peço licença a Vossa Alteza para repartir com ele o meu subsídio, mas não posso pagar-lhe duas vezes”.

Minhas amigas e meus amigos: nesse episódio, poderíamos substituir, sem medo de errar, a figura de Martim Francisco pela de Ivo Arzua Pereira, de Luís Renato Pedroso ou de João Darcy Ruggeri, ou ainda, de qualquer outra acadêmica ou acadêmico da Casa que agora nos acolhe.

Cultura é um bem intangível. É imortal, como imortais são os exemplos de seriedade no trato da coisa pública deixados por mulheres e homens, brasileiros que forjaram esta Nação. As páginas vivas que escreveram deveriam ressoar como ensinamento perene sobre o caráter das pessoas.

Nós, feliz ou infelizmente, somos mortais. Imortal é a Academia de Cultura de Curitiba, é o legado de honradez que pretende transmitir às gerações futuras.

Se foi para contribuir para que ela atinja esse mister que fomos convocados, então nos sentimos imensamente gratificados.

Não sei como o faremos, pois não existe uma fórmula pronta. Só sei que a cultura que tentaremos ajudar a transmitir é aquela fundamentada nos valores da honestidade, da ética, da moralidade e da honradez, bases para uma sociedade que se deseja democrática e de direito, mas que, ultimamente, tem-se revelado, a cada dia, mais injusta.

Que Deus, em sua infinita bondade, nos conceda força, inspiração e sabedoria para, na atual e difícil conjuntura nacional, cumprirmos, cada qual a seu modo e à sua forma, com esse nosso imortal compromisso com os brasileiros de amanhã!

133 Respostas para “Gratidão à Academia de Cultura de Curitiba”

  1. Afonso Pires Faria Diz:

    Primeiro lugar, meus parabéns pela indicação, e futura posse na Academia de Cultura de Curitiba. Segundo lugar, não tem que pedir desculpas por citar o fato dos irmãos Andrada e Silva, esta fato pode, e deve, ser repetido infinitas vezes. Pode ser que assim os atuais ocupantes do governo espelhem-se, pelo menos um pouco no exemplo, criem vergonha e deixem de se locupletar dos cofres do tesouro.
    Afonso Pires Faria – Caxias do Sul-RS

  2. Brugalli Diz:

    Parabéns confrade acadêmico. Parece que tive uma premonição, quando comentei seu último artigo e mencionei a importância que tinha para a Academia de História Militar Terrestre do Brasil, hoje Federação. Fiquei feliz, mesmo porque, modéstia à parte, acabo de ser elevado à categoria de Acadêmico Emérito e passei os encargos de Delegado ao Juarez Nunes da Silva, autor do “No campo dos contos, contos de campo” que, sei, o amigo apreciou e, desculpe, se traiu ao usar uma de muitas de nossas expressões gauchescas “faceiro que nem gurí de bombacha nova”. Quem bebeu em vertentes gauchas de água boa, contaminado está. Um paranaense agauchado é um brasileiro “guapo”. Não diga gaudério que isso significa demérito.
    A Academia Curitibana de Cultura foi feliz, enriqueceu seus quadros e fez justiça. Parabéns.
    Concluo com o início de uma carta de um gaucho a um amigo: ” Enrabichado no desejo de arrebanhar notícias tuas, cravo hoje na pena as chilenas do pensamento, deixando-o velhaquear à vontade por estes campos de papel. Desejo, no primeiro corcovo, que estejas gordo que nem cachaço de touro, pialando felicidades pelas estâncias da sorte”.Só não transcrevo a carta toda porque “é mais comprida que xingada de gago”. Um abraço do Brugalli.

  3. roselene ferreira Diz:

    QUERIDO!!!!!!!!!
    COMO ESTOU FELIZ PELA NOTÍCIA!!! JURO QUE SE NÃO ESTIVESSE C/ MINHA MÃO OPERADA E ENGESSADA ,IRIA ATÉ AÍ P/ TE PRESTGIAR.
    MUITO MERECIDA ESTA TUA INDICAÇÃO . NÃO SEI QUEM TE INDICOU,MAS COM CERTEZA ,FOI ALGUÉM DE MTA LUCIDEZ.
    PARABÉNS ! MILHÕES DE PARABÉNS !!!!!! ME SINTO ORGULHOSA EM VER QUE EST´S SENDO RECONHECIDO,PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VENS FAZENDO.
    QUE ESTE SEJA UM ESTÍMULO P/ QUE NUNCA PENSES EM DESISTIR.
    ESTOU C/ SAUDADES DE TODOS.
    GRANDE BJO.
    ROSELENE.

  4. bonat Diz:

    Parabéns meu Amigo.
    É uma satisfação vê-lo reconhecido.
    Abs,
    Fagundes

  5. bonat Diz:

    Parabéns General,
    Ficamos muito felizes pelo Merecido reconhecimento e ainda mais orgulhosos de nosso tão ilustre colaborador.
    Como diria a gaúcho: “Estamos mais faceiros que guri de pilcha nova”. rsrsrsrsrs
    Um forte abraço.
    Edson Pereira

  6. bonat Diz:

    Ao amigo Bonat
    As coisas não acontecem por acaso, essa honraria é um justo reconhecimento pela
    sua competência e verve literária e de oratória.
    Parabéns, seja muito feliz junto a estimada família e que Deus continue protegendo-o.
    Um abraço
    Lúcia e Renato

  7. bonat Diz:

    Meu grande cunhado, Parabens Voce merece, que Deus te ilumine e te proteja, um grande abraco.
    Antonio Dias

  8. bonat Diz:

    Que espetaculo quando temos nosso talento reconhecido. Um grande abraco e parabens!!
    N.T.A.

  9. bonat Diz:

    Tio Bonat,
    Parabéns por mais esta conquista!
    Bjs
    Regiany e familia

  10. bonat Diz:

    Pirassununga, SP, em 30 de novembro de 2012.

    Caro Bonat
    Recebe o nosso fraternal abraço e os cumprimentos pela
    justa escolha de teus futuros pares.
    Para nós da TMCB é um imenso orgulho
    termos um companheiro em tão elevado
    conceito cultural e intelectual.
    Fraternalmente,
    Kourrouski

  11. bonat Diz:

    Caro amigo
    Sinceros parabéns…… Você merece. Elito.

  12. bonat Diz:

    Rio de Janeiro, RJ, 30 Nov 12

    Prezado amigo Bonat,
    Efusivos cumprimentos por sua posse na Academia de Cultura de Curitiba. Esta, é certo, beneficiar-se-á de seu talento e de sua contribuição cultural.
    Parabéns e…saudações “accurianas”, como você diz no texto que acabo ler, com prazer.
    Gen Castro

  13. bonat Diz:

    Gen Bonat,
    Minhas sinceras felicitações pela posse, merecidamente.
    Estarei fora de Curitiba neste domingo.
    Um grande abraço.
    Antonio Pivatto

  14. bonat Diz:

    Prezado Gen Bonat,
    Parabéns por mais essa conquista.
    Sucesso continuado sempre.
    Forte abraço a toda a familia.
    Megid e Rosane

  15. bonat Diz:

    Leal, se vc estiver por Curitiba, veja se é possível comparecer a esse evento do Bonat (Gen R1 Hamilton Bonat). O França também e os demais que moram na Capital das Araucárias.
    Meu caro Bonat: associo-me às suas alegrias, pelo justo motivo de integrar essa Casa da Cultura paranaense. Parabéns e muito sucesso!
    Monteiro – Cel R1 – Salvador-BA

  16. bonat Diz:

    Caro Bonat: Parabéns. Envie uma foto da posse e um pequeno texto para ser colocado na página do seu artigo deste mês. Abs, Miguez

  17. bonat Diz:

    CARO GENRAL BONAT PARABENS,A ACADEMIA DE CULTURA DE CURITIBA ESTA EMPOSSANDO UM CIDADAO QUE MUITO CONTRIBUIRA PARA O ENGRANDECIMENTO DE NOSSA CULTURA.APROVEITO PARA ENVIAR UM GRANDE ABRAÇO DE MINHA MAE QUE SE TORNOU UMA ASSIODUA LEITORA DE SUAS CRONICAS UM GRANDE ABRAÇO DE YVONE E MARIO VASQUES

  18. bonat Diz:

    Parabéns, caro amigo Bonat.
    Antônio Florêncio

  19. Cosendey Diz:

    Caro amigo!
    Fiquei muito feliz ao saber desta sua merecida indicação para a Academia de Cultura de Curitiba.
    Parabéns!

  20. anquises paulo stori paquete Diz:

    Amigo Bonat
    Como lhe disse anteriormente não poderei participar da solenidade de posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Parabéns pela crônica comemorativa da posse. Vou precisar permanecer fora mais tempo além do previsto, mas deixo aqui as minhas congratulações pela nobre distinção.
    Um abraço.
    Stori

  21. bonat Diz:

    Parabéns Bonat, você merece, pela paciência e inteligência na escrita de tantos artigos interessantes e atuais.
    Rumo à Academia Brasileira de Letras, à frente e avante e não se esqueça de me convidar para o chazinho.
    Abraços, Brawerman.

  22. Elineu Alcides Rech Diz:

    Parabéns General Bonat pela justa e merecida indicação à Academia de Cultura de Curitiba.
    Um grande abraço.
    Elineu

  23. Gabriel (Oliveira) Diz:

    CARÍSSIMO COMANDANTE:

    PARABÉNS POR MAIS ESTA HONRARIA COM CERTEZA MERECIDÍSSIMA. É GRATIFICANTE TER NO ROL DOS AMIGOS PESSOA TÃO ILUSTRE E DIGNA DAS MAIS VARIADAS HOMENAGENS.

    FORTE ABRAÇO
    OLIVEIRA 643.

  24. Luiz Carlos Soluchinsky Diz:

    Parabéns pela posse que se dará no próximo domingo. Dizer que é merecida é chover no molhado. Já não é sem tempo. Mas, como tudo tem sua hora, a hora é agora. Como integrante da Turma de 61 do CMC muito me orgulho pelo meu companheirinho, hoje brilhante General que engrandece a nossa Cultura. Se eu estivesse em Curitiba, com certeza iria dar-lhe um abraço pessoalmente. Valeu caro amigo… Luiz Carlos Soluchinsky

  25. Luiz Osório Marinho Silva Diz:

    Estimado amigo Bonat

    Tenho imenso orgulho de ser seu amigo desde os meus dezesseis anos, lá em Campinas, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Tenho também imenso orgulho de ter convivido com a sua família, especialmente os seus queridos pais, que por diversas vezes me acolheram, com muito carinho, em sua casa, nos tempos de aluno e de cadete. Por certo, assim como Norma, filhos, netos, parentes e amigos, eles também estão muito felizes pela sua merecida indicação para a Academia de Cultura de Curitiba.
    A sua participação, com certeza, engrandecerá o nome dessa Instituição.
    Daqui, do Recife, os meus parabéns e um especial abraço.
    Osório

  26. Albérico Diz:

    Parabéns amigo, pela merecida indicação.
    Grande abraço.

  27. Ailson Oliveira Colossi Diz:

    Bonat voce é um gaucho pois la viveu muitos anos e a gauchada tornam gauchos os Grandes homens como voce. Claro que sempre apreendemos com voce e parabens pela posse na Academia de Cultura de Curitiba.Abraços

  28. Hildo Diz:

    Prezado Gen Bonat:
    Parabéns pela merecida indicação e posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Um reconhecimento justo e perfeito para quem merece.
    Forte abraço

  29. Richard Fernandez Nunes Diz:

    Prezado Gen Bonat,

    Parabéns por mais esse reconhecimento da cidade que o senhor tanto dignifica e da qual conservo as melhores recordações.

    Respeitoso abraço,
    Cel Richard

  30. Mario Gardano Diz:

    Amigo Bonat,fico muito contente por você ter sido escolhido para Academia de Cultura de Curitiba, este fato vem provar o teu talento e nobreza em abordar assuntos e fatos que muitos deixam passar em branco,nada mais justo que o reconhecimento da tua luta, é um grande passo para saltos maiores.
    Parabens,Saude, Vida Longa.

  31. Reges F. M. da Cunha Diz:

    Gen Hamilton!
    mesmo aqui de nossa Bela e Santa Blumenau – SC, estamos felizes pelo seu Prêmio.
    Sim, sua indicação para Academia de Cultura de Curitiba, é um Prêmio Especial, pela sua dedicação, justiça em seu Artigos, Seriedade ao escrever suas, nossos, Crônicos das quais participamos como Leitor.
    Sucesso nesta nova missão Cultural.
    Fraternal Abraço
    Réges Francisco Moraes da Cunha
    Blumenau SC

  32. Roseli Munia Diz:

    Querido primo,
    Estou muito feliz pela merecida indicação e orgulhosa por mais esta conquista.
    Voce merece.
    abraço carinhoso,
    Roseli

  33. Geraldo Diz:

    Estimado Chefe e Amigo
    General BONAT
    Envio meus sinceros parabéns pela merecida indicação para a Academia de Cultura de Curitiba
    Esteja certo de que todos que lhe consideram se orgulham muito de seu sucesso.Abraços
    Geraldo Alves – Brasília

  34. waldemir Diz:

    parabéns pela indicação e posse na academia, oxalá tenhamos mais exemplos como o seu a seguir.

  35. bonat Diz:

    caro bonat, recebi seu livro, já repassei o numerário correspondente, ainda não li todo por absoluta falta de tempo. gosto de ler com a devida atenção que os livros merecem, apenas uma pequena vista d’olhos no primeiro texto, mas posso adiantar que o lerei em seguida e passarei minhas impressões. um abraço e parabéns pela posse na academia de cultura de curitiba, tenho certeza que vossa presença servirá para dar maior cunho de credibilidade e conceito à entidade. Waldemir

  36. bonat Diz:

    Parabéns Anapio
    Merecido o reconhecimento dos que convivem contigo e valorizam a tua cultura geral e tua veia literária.
    Gostaria de estar presente
    Forte abraço
    Cherem

  37. bonat Diz:

    Meu amigo, meus sinceros cumprimentos. Com certeza você merece.
    Um grande abraço
    Robson

  38. bonat Diz:

    Prezado Gen Bonat.
    Se tivesse lido o email mais cedo teria a satisfação de cumprimentá-lo pessoalmente ao ve-lo pela manhã na solenidade no QG.
    Parabéns e continuado sucesso!
    Fraterno abraço.
    Cel Santiago

  39. bonat Diz:

    Meu amigo
    Meus cumprimenos efusivos por tão merecido evento que honra aquela Academia.
    Fraterno abraço.
    Paulo Cesar

  40. bonat Diz:

    Caro amigo,
    Regularmente recebo seus e-mails que me direcionam para a suas crônicas; leio com alegria e admiração seus escritos, suas colocações e reflexões.
    Não me manifesto, quase sempre pela percepção de que está tudo tão bem dito que ao se tentar melhorar, complementar e até elogiar, posso estragar.
    Agora não dá para ficar quieto, tenho que te mandar um abraço, te cumprimentar com entusiasmo e dizer que a escolha foi absolutamente feliz. O velho cadete retorna à Academia, parabéns amigo Bonat.
    Uma bela cerimônia no domingo e cuidado, você é bixo de novo,
    Um abraço,
    Sant Ana

  41. bonat Diz:

    Estimado amigo,
    Meus parabéns pelo reconhecimento da Academia a um filho da terra.
    Que vc possa contribuir cada vez mais com sua verve literária.
    Abração,
    Figueiredo

  42. bonat Diz:

    ” BONAZINHO ”
    MEU QUERIDO AMIGO !
    QUE ALEGRIA VER SEU TALENTO COM AS LETRAS , COM IDÉIAS E IDEAIS SEREM RECONHECIDOS, ESPECIALMENTE NUMA CIDADE DO PORTE E DA QUALIDADE DE CURITIBA.
    ORGULHA-NOS A TODOS SEUS AMIGOS DE SEMPRE FESTEJAR MAIS ESSA CONQUISTA.
    ABRAÇÃO !!!
    GONZAGÃO

  43. bonat Diz:

    Em nome da ASMIR-PR e, particularmente em meu nome, partabenizamos a Vossa Excelencia por esse grande destaque na cultura brasileira. Forte abraço.
    Rigotti

  44. bonat Diz:

    Caro Bonat,
    Recebe o nosso fraternal abraço e os cumprimentos pela
    justa escolha de teus futuros pares.
    Para nós da TMCB é um imenso orgulho
    termos um companheiro em tão elevado
    conceito cultural e intelectual.
    Fraternalmente,
    Kourrouski

  45. bonat Diz:

    Vitória merecida.
    Mérito reconhecido.
    Adhemar

  46. bonat Diz:

    Posse realmente merecida.
    Meus parabens
    Abraço
    Uraci

  47. bonat Diz:

    Parabéns prezado Gen Bonat
    A Academia de Cultura de Curitiba ganhará um excelente reforço.
    Desejo continuado sucesso, com muita inspiração.
    Um fraterno abraço.
    Gen Arnaldo

  48. bonat Diz:

    Estimado amigo Bonat
    Tenho imenso orgulho de ser seu amigo desde os meus dezesseis anos, lá em Campinas, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Tenho também imenso orgulho de ter convivido com a sua família, especialmente os seus queridos pais, que por diversas vezes me acolheram, com muito carinho, em sua casa, nos tempos de aluno e de cadete. Por certo, assim como Norma, filhos, netos, parentes e amigos, eles também estão muito felizes pela sua merecida indicação para a Academia de Cultura de Curitiba.
    A sua participação, com certeza, engrandecerá o nome dessa Instituição.
    Daqui, do Recife, os meus parabéns e um especial abraço.
    Osório

  49. bonat Diz:

    Meu prezado General Bonat
    Foi com grande satisfação que recebi o convite de sua posse na Academia de Cultura, é sem dúvida para todos os seus leitores uma resposta pelo seu valor literário que nos é amplamente conhecido.
    Lamentavelmente não poderei comparecer no dia 2 pois estarei em São José do Rio Pardo interior de São Paulo, onde tenho uma visita ao meu Grupo Escolar Dr. Candido Rodrigues. Onde em 1946 estava no terceiro ano escolar.
    E essa visita foi programa para esse dia.
    Aproveito a oportunidade para desejar ao meu ilustre amigo muitas felicidades e que essa data lhe seja auspiciosa.
    Atenciosamente seu amigo

  50. bonat Diz:

    Ai heim Bonazinho breve serás imortal KKKKKKKKK parabéns Pingo

  51. bonat Diz:

    Parabéns Bonat.
    Essa foi uma justa e merecida escolha da Academia.
    Ganha o grupo de acadêmicos um ilustre membro.
    Tenho certeza que o amigo vai ter grandes alegrias junto aos novos companheiros.
    Curta bastante.
    Abs
    Salgueiro

  52. bonat Diz:

    Prezado BONAT
    Muito bom e confortante receber esta noticia. Alegre cerimônia de posse, feliz participação na Academia e novas conquistas em 2.013. Abraços
    Wilson

  53. bonat Diz:

    CARO AMIGO BONAT .
    PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!
    NÃO PODEREI COMPARECER POR MOTIVOS QUE SÓ AVÓS COMO NÓS CONHECEM .
    DESEJO SUCESSO.
    CESAR

  54. bonat Diz:

    Bonat! Merecido!
    Um grande abraço do amigo Roberto! Estou contigo!

  55. Astorga Diz:

    Prezado amigo Bonat, parabéns pelo merecido reconhecimento, abrçs., Astorga.

  56. Gustavo Rocha da Silva Diz:

    Prezado General Bonat:

    Felicitações duplas. Primeiro por ter sido acolhido pela Academia de Cultura de Curitiba e segundo pela melhor definição de cultura que já vi, exposta no quinto parágrafo.

    Parabéns!

  57. ALFREDO CHEREM FILHO Diz:

    Prezado General
    Parabéns pela pela sua indicação, V.Excia merece, pois sua capacidade de fazer a ponte entre pensamentos e escrita chega às vias da perfeição, suas crônicas retratam o atual, com leituras do cotidiano aliadas à tradição e moral que nosso povo está tão carente, muito merecida esta nomeação, como dizia um sábio, os iguais se atraem.
    Um Grande Abraço
    Alfredo 01.12.2012

  58. Juan Koffler Diz:

    Ante tantas e tão efusivas expressões de congratulações por pessoas do seu relacionamento próximo ou íntimo, sinto-me inibido, meu caro amigo Bonat, em expressar-lhe o que sinto. Seria como perder-me na imensidão dos seus mais achegados e que muito melhor o conhecem, do que este humilde escriba.
    Mas, mesmo assim, digo-lhe de coração: parabéns pelo mais que merecido e honroso reconhecimento! Sinta-se fortemente abraçado, meu amigo!

  59. Pedro Guetter Diz:

    Caro Bonat,
    Parabéns e felicitações! Creio que o nosso querido CMC teve contribuição na tua trajetória!

  60. CÍCERO NOVO FORNARI Diz:

    Meu caro General.
    Parabéns. O senhor merece.
    Abraços do Cel FORNARI.

  61. LUIZ ANTONIO GONZAGA Diz:

    HAMILTON BONAT !
    ORGULHO DA TURMA MAR CASTELO BRANCO , AMAN/71.
    EXEMPLO DE COMPETÊNCIA, FRATERNIDADE E COMPANHEIRISMO.
    GOSTAMOS DE VOCÊ !
    SAUDAÇÕES !!
    LAGONZAGA

  62. Sérgio Luiz Sottomaior Pereira Diz:

    Obrigado Confrade Hamilton Bonat, pelas palavras à respeito do meu saudoso pai Ivo Arzua Pereira.

    Seremos “Confrades Gêmeos”, já que também terei a honra de ser admitido neste dia 2.

    Forte e Fraterno Abraço.

  63. bonat Diz:

    Parabéns caro amigo, que Deus o abençoe nesse novo cargo.
    Um abraço carinhoso Vera Lucia Machado Nunes – Balneário Camboriú/SC

  64. bonat Diz:

    Meus parabéns, Gen Bonat, por mais essa conquista. Tenho certeza que seu nome foi muito bem escolhido e que, com certeza, irá dignificar, ainda mais, a Academia de Cultura. Sucessos na sua nova empreitada.
    Celso do Ó da Silva – Cel R1 Art

  65. bonat Diz:

    Prezado Bonat,
    Aqui vão meus cumprimentos pela posse na Academia de Cultura de Curitiba no próximo domingo! Um feito muito importante! Parabéns!
    Um forte abraço
    Tironi

  66. bonat Diz:

    bom dia…

    nossos parabéns….
    esse menino vai longe.
    um abraço
    Sérgio

  67. Amaury kischinski Diz:

    Caríssimo amigo Gen Bonat:
    É gratificante não só ao amigo, mas para todos que sabem da dedicação e maneira clara que consegue transmitir assuntos de tanta relevancia. O reconhecimento por seus pares escritores, é mais uma maneira de homenagear-lhe. Parabéns amigo.

  68. GABRIEL CRUZ PIRES RIBEIRO Diz:

    Bonat,
    Parabéns pela merecida indicação para a Academia de Cultura de Curitiba.
    Desejo-lhe muitas felicidades nessa nova empreitada.
    Abs.
    Gabriel (029)

  69. bonat Diz:

    Parabéns de um seu admirador. Cel Pinheiro

  70. Amaury koschinski Diz:

    Desculpe a falha, saiu kischinski ao invés de KOSCHINSKI

  71. Carlos Gama Diz:

    Parabéns meu caro amigo, cronista de escol e cidadão de caráter ilibado.
    Parabéns aos Acadêmicos Curitibanos pela escolha.
    O exemplo de Martim Francisco Ribeiro de Andrada, que você bem usa mais uma vez, para ilustrar a retidão de caráter, é para ser lembrado e relembrado a cada instante das nossas vidas. Todavia outros exemplos de limpidez de postura encontram-se – ainda e felizmente – a mancheias, embora não mereçam manchetes e nem destaques na imprensa ou na mídia.
    Os seus princípios, Hamilton Bonat, a cultura recebida no berço, na família e nas estradas da vida, você os transmite naturalmente aos seus descendentes, mas quando você eterniza esses exemplos, bons exemplos, através da palavra escrita, você dissemina sem limites a sua cultura, boa cultura no mais amplo sentido desta palavra e é esta sem dúvida a razão do seu acolhimento na Academia de Cultura de Curitiba, à qual transmitirá sem dúvida um tanto mais de brilho.
    Aceite os meus cumprimentos e receba o meu fraterno abraço,

    Carlos Gama.

  72. bonat Diz:

    Hamilton querido…parabéns…você merece…!!!!!!!Que Deus lhe cubra de bençãos….bjs.Diva

  73. bonat Diz:

    Prezado Academico Bonat
    Meus cumprimentos pela honraria que a Academia De Cultura de Curitiba lhe concedeu e que merecidamente voce será investido dela e abrilhantará os quadros representativos da cultura curitibana.
    Um fraterno abraço
    Renato Silva e Silva

  74. bonat Diz:

    Parabéns caro Hamilton.
    O dia de sua posse por coincidência é o dia do meu 71 aniversario.
    Este é um dia especial para nós dois.
    Manuel Rosete Gonçalves.

  75. bonat Diz:

    Caro Gen Bonat:
    Parabéns por mais essa conquista !
    Um abraço
    Zendim

  76. bonat Diz:

    OK, Gen Bonat
    Saudações a Dna Norma
    PARABÉNS pela sua posse na Academia.
    Sem dúvida, mais que merecida esta indicação para quem adora “passar para o papel” (ou para um site….) uma longa experiência de vida.
    Repassei o endereço do seu site para muitos amigos e obrigado pelo texto sobre as fortificações de defesa do porto de Santos.
    Mais uma vez, parabéns por esta mais nova caminhada…
    Abs/
    Secomandi / Tanyra

  77. bonat Diz:

    Bonat…
    Parabéns…
    É um mérito teu, com talento teu e agora reconhecido de alguma forma….
    Isso não impede que vc nos permita dividir o orgulho contigo, com teus familiares e reparti-lo por toda a turma…
    Deveras orgulhoso como todos…
    Abç
    Higino

  78. bonat Diz:

    Bom dia, Gen Bonat!
    Agradeço pelo convite e parabenizo-o por por esta conquista.
    Infelizmente não poderei comparecer pois estarei de serviço no dia de amanhã.
    Abraço
    Joilson

  79. Márcio Neves Diz:

    Caro amigo Bonat.

    Nosoos parabéns, meu e de Lúcia, por essa gloriosa e justa honraria. Fiquei realmente feliz e desejo ao amigo, com quem tive o privilégio de conviver em duas oportunidades, continuado sucesso e felicidade. Neves

  80. EDMAR LUIZ KRISTOCHIK Diz:

    Meu nobre amigo, existem momentos na vida que sentimos que a justiça foi feita, esse é um deles. General, o senhor é uma pessoa especial, nasceu com o dom da escrita e sinto-me uma pessoa privilegiada por ter acesso as suas crônicas. Quando a sua fisionomia vem a minha mente, transborda em meu ser a simpatia por alguém que tive o imenso prazer de conhecer. Peço a Deus que lhe dê muitos e muitos anos de vida com saúde e felicidade junto de seus familiares, para que nós leitores de suas obras, tenhamos chances de usufruir dessas maravilhas. Na condição de seu amigo, sinto a mesma alegria com essa horaria que lhe foi proporcionada.
    Brasil! acima de tudo.

  81. EDMAR LUIZ KRISTOCHIK Diz:

    Meu caro amigo, existem momentos na vida em que a gente sente que se fez a devida justiça, esse é um deles. Tenho o imenso prazer de usufruir da sua obra, agradeço a Deus por tê-lo colocado no meu caminho, não só como instrutor militar na minha formação como sargento, mas também como editor dessas deliciosas crônicas. Sempre que a sua fisionomia flui na minha mente, transparece uma pessoa que cultua três virtudes fundamentais: simpatia, bondade e honestidade. General, continue a sua jornada com muito saúde e felicidade junto dos seus familiares. Com a certeza que outras honrarias ainda lhe serão proporcionadas: Brasil! acima de tudo.

  82. João Carlos Marocco Dornelles Diz:

    Cumprimentos General Bonat pelo reconhecimento do mérito.Significa uma relevante conquista para posteridade.
    Abraços Marocco

  83. bonat Diz:

    CARO E HONRADO COMPANHEIRO. É COM ALEGRIA QUE RECEBO A NOTÍCIA DE SUA POSSE.

    TAL ATO ESTENDE A TODOS NÓS O RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL NA COMPETÊNCIA E VALORES

    DO MILITAR. TENHO CERTEZA QUE SUA ATUAÇÃO SERÁ DE INESTIMÁVEL VALOR A ACADEMIA E AO EXÉRCITO.

    APRESENTO MEUS CUMPRIMENTOS EXTENSIVOS A SUA FAMÍLIA.

  84. bonat Diz:

    PARABÉNS PELA MERECIDA POSSE.. DEMOROU…
    BANKS

  85. bonat Diz:

    Prezado Amigo Bonat,
    Peço-lhe desculpas por não comparecer a tão prestigioso evento.
    Tenho plena certeza de que sua eleição para a Academia Paranaense de Letras
    é mais que justa e merecida.
    Tenho ainda certeza de que sua presença irá contribuir com elevada soma de talento
    aquela casa de letras.
    Parabéns pela conquista. Sucesso na empreitada.
    Ivan Santa Maria

  86. Nina Maria Marach Carpentieri Diz:

    Emocionada e feliz por tão justa homenagem, parabenizo-o querido primo, irmão querido de toda uma vida de convivência tão fraterna! Curta muito seu dia! Abraços de toda familia!

  87. Carlos Marino Carpentieri Diz:

    Receba nosso abraço, por tão merecida homenagem, o mais novo membro da Academia de Cultura de Curitiba.Sentimos não estar ai, para poder participar deste importante evento.

  88. Luiz Marach Diz:

    Estimado primo,
    Meus parabéns pelo merecido reconhecimento da Academia Paranaense de Letras.
    Estamos orgulhosos desta sua conquista.
    Grande abraço,
    Luiz Marach

  89. Joaquim Rocha Diz:

    Estimado Gal e amigo Bonat

    Recebi com muita alegria a notícia da sua indicação para a Academia Cultura de Curitiba e lamento não estar aí, na cerimônia de posse, para lhe dar um afetuoso abraço. Sua mensagem transparece a humildade e a singeleza, suas características, mesmo ao ser empossado em tão elevado cargo
    da cultura paranaense. Parabéns a vc e à Da Norma.
    Fraternalmente
    Joaquim Rocha

  90. Franco Diz:

    Prezado amigo Gen Bonat!

    Na oportunidade em que foste indicado para ocupar uma das cadeiras na Academia de Cultura de Curitiba, quero cumprimentá-lo e digo que não é sem tempo, porque tens efetivamente demonstrado o domínio das letras. Estamos todos de parabéns: primeiramente tu, todos os teus amigos que admiram o teu trabalho e a Academia, pela sábia escolha.
    Que Deus te ilumine!
    Abraços e muitas felicidades,
    Franco

  91. Odracir Mello Salazar Diz:

    Parabéns Cadete 512, por ingressar no rol dos intelectuais curitibanos da Imortal Academia de Cultura de Curitiba, sua amada terra natal.
    Confesso-me suspeito para afirmar – pois tive o privilégio de contribuir com a sua formação militar e sinto-me orgulhoso ao vê-lo elevado a tão alto degrau da cultura brasileira – mas afirmo: a escolha foi justa e merecida. Seus colegas “accurianos” também estão de parabéns pela inteligente iniciativa.
    Gen Bonat, desejo-lhe muito sucesso e que continue sendo essa pessoa simples e de agradável convivência.Extenda os nossos cumprimentos, meu e da minha família, à sua
    dignissima família.
    Cel Salazar.

  92. bonat Diz:

    Caro amigo,
    agradeço pela gentileza do convite da sua posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Como não poderei ter o prazer de cumprimentá-lo pessoalmente, envio meu abraço e o orgulho de ter sua amizade e ser testemunha de sua competencia profissional e literária.
    Parabens e siga em frente amigo.
    Abraço do Cazarim e Carmen

  93. bonat Diz:

    Parabéns amigo! Você merece a distinção. Boa sorte.
    Grande abraço
    Molinari

  94. bonat Diz:

    Meu caro General
    Fiquei lisongeado pela comunicação e deveras muito feliz pela sua posse entre os bons da cultura Paranaense. Paraben e votos de sucesso extensivo a sua queridissima familia. Um grande abraço Eva e Mandrup

  95. bonat Diz:

    Parabens ! Agora teremos um imortal na familia! Estamos orgulhosos. Que Deus o proteja, Idema.

  96. Noel Diz:

    Parabéns Hamilton!
    Grande abraço.
    Noel.

  97. bonat Diz:

    Nazinho! Curitiba está em festa. Parabéns, não é qualquer um que tem um amigo desse calibre (Art Cos). Ficamos felizes com teu merecido sucesso. Agora você não precisa pedir desculpa por nada quando escrever. Grande abraço

  98. bonat Diz:

    Prezado parente Hamilton
    Parabenizo pela posse merecida.
    Agradeço a lembrança. Continue no seu rumo, sempre majestoso e nas cores verde e branca.
    Um fraterno abraço
    Piragibe Paraná Bonat

  99. bonat Diz:

    Olá Hamilton.
    Parabéns por mais este feito.
    Grande abraço.
    Yonder

  100. bonat Diz:

    Parabéns Bonat ! Você merece. Abraços, Falce

  101. Carlos Abilhoa Diz:

    Caro amigo Bonat.
    Parabéns por mais esse reconhecimento justo.
    Que o sucesso seja constante em sua vida.

    Fraternal Abraco
    ABILHOA.’.

  102. bonat Diz:

    Em nome da ASMIR-PR e, particularmente em meu nome, partabenizamos a Vossa Excelencia por esse grande destaque na cultura brasileira. Forte abraço.
    Kourrosky

  103. LauraVaz Diz:

    Caro General:
    Mais do que mercida sua indicação à Academia. Fiquei contente com a notícia! Parabéns!
    Grande abraço.
    Laura

  104. Cel Mello Diz:

    Prezado Gen Bonat,
    Parabéns pelo merecido reconhecimento.
    Lembrei daquela brincadeira de que a “grande LAPA” abrange os bairros de Ponta Grossa, Rio Negro e Curitiba.
    Além de “guru”, tenho o Sr como um legendário do nosso querido Paraná.
    Este evento é mais uma alegria para todos aqueles que apreciam as suas crônicas.
    Que o Sr. continue levando entusiasmo pelo Brasil afora.
    Grande abraço,
    Cel Mello

  105. Ariel P. Fonseca Diz:

    Caro Amigo Bonat
    Tenho o prazer de enviar-lhe calorosas felicitações pela posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Certamente, a escolha do seu nome pelos Acadêmicos para integrar essa emérita Instituiçao é resultante da sua excelsa competência, já fartamente demonstrada em muitas obras nas quais brilham o seu talento, criatividade e a capacidade de expressar-se com simplicidade, clareza, objetividade e profundo conhecimento do nosso idioma.
    Parabéns! Auguro-lhe novos louros e realizações no âmbito da elite cultural paranaense.
    Abraço forte do seu velho camarada e amigo de sempre Ariel.

  106. ADRIANO PIRES RIBAS Diz:

    Só os mais capazes chegam lá. Não há o que discutir,
    quem é competente, simplesmente é!

    Exmo Senhor General Bonat, aceite meus respeitosos
    mas efusivos cumprimentos!

  107. bonat Diz:

    Bonat,quero manifestar nossos parabéns pela posse na Academia de Cultura.Continue escrevendo e,desde já,apoiamos seu nome para a vaga de José Sarney,que brevemente terá que ser preenchida ! Abraços,João e família.

  108. João Henrique Diz:

    Amigo Bonat, o seu ingresso na Academia de Cultura de Curitiba confirma o seu talento nato, premiando os seus esforços e os de sua família. Você merece a imortalidade. Para mim é uma honra estar entre os seus amigos que o acompanham em toda sua jornada de sucessos. Saudações.

  109. bonat Diz:

    Caro General Bonat, Hoje é dia três(3), portanto o Sr. já é membro da Academia de Cultura de Curitiba. E, pelosseus méritos.Meus sinceros cumprimentes e um fraterno abraço.Nestor

  110. bonat Diz:

    Caro amigo Gen Bonat.
    Justa e merecida sua integração à academia de cultura de sua terra natal, a qual, com certeza só tem a ganhar. Como referes, os Andradas deram um exemplo de honestidade e, o amigo, além de honesto e outra virtudes, irradia cultura. Cumprimentos e, forte abraço do Zartão.

  111. bonat Diz:

    Prezado amigo Bonat,
    Os obreiros da Loja Artífeces da Paz rejubilam-se com mais este degrau galgado por você.
    Que o Grande Arquiteto do Universo continue a olhar por você e sua família como tem feito até hoje.
    Abraços,
    Sandor.

  112. bonat Diz:

    Estimado Gen Bonat
    Parabéns pela posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Espero que o Sr continue a nos brindar com suas excelentes crônicas.
    Atenciosamente,
    João Carlos Amaro Neto

  113. bonat Diz:

    General, Excelente texto. Parabéns duplamente. Tânia Mehl

  114. bonat Diz:

    Estimado amigo

    Receba meus sinceros cumprimentos pela merecida distinção de novo membro da Academia de Cultura de Curitiba. Os trabalhos dela (da Academia), com certeza serão enriquecidos com sua presença.
    Forte abraço
    Bueno

  115. bonat Diz:

    Prezado Sr. Hamilton Bonat,
    Parabéns por mais essa conquista.
    Grande abraço.
    Moretti

  116. bonat Diz:

    Prezado Hamilton,

    Cumprimento-o por sua posse na Academia de Cultura de Curitiba.
    Maiores cumprimentos merece a Academia, pela honra de acolher em seu quadro um literato de sua envergadura.
    Parabéns, prezado amigo! E continue brindando-nos com suas páginas sempre muito bem-escritas.

    Abraços,

    Joaquim

  117. Emerson Barroso Diz:

    Caro amigo e imortal Bonat.
    Parabéns pelo reconhecimento da Academia de Cultura de Curitiba de sua verve literária, geneticamente ou por osmose, já presente em outro general da família, meu saudoso amigo Gen Negrão. Infelizmente só hoje vi seu email e não pude estar presente em tão honrosa cerimônia. Meus cumprimentos extensivos a toda a família e meus votos de saúde e inspiração para novas e deliciosas crônicas, as quais muito aprecio. Que bom ver soldado que outrora empunhava espada, hoje fazer da pena sua arma.
    Emerson Barroso

  118. bonat Diz:

    Amigo Bonat

    Parabéns pelo significativo evento.

    Grande abraço,

    GG

  119. Betty Diz:

    Parabéns Hamilton! Homenagem mais que merecida!
    Abraços

  120. bonat Diz:

    Caro Gen Bonat,
    É com imensa satisfação que recebo essa maravilhosa notícia. Não diria surpresa, pois já era de se esperar. O Sr é um grande escritor e dominador das palavras e sabe como ninguém “acolherar as letras”, como diria o gaúcho.
    Parabenizo-o, em meu nome e de toda minha família, desejando muitas felicidades nessa conquista.
    Compartilho da mesma forma, minhas novas conquistas no dia 1º DEZ: minha promoção a Capitão e a declaração a Aspirante a Oficial de Cavalaria do Wagner. Agora já somos quatro cavalarianos, se não cinco, pois a Julia é a mais cavalariana de todos (risos).
    Estamos igualmente “mais faceiros de guri de bombacha nova” !!!
    Grande e forte abraço ao Sr e D Norma.
    Cap Giovani, Julia Carolina e filhos

  121. bonat Diz:

    Alô amigo imortal Bonat.

    Nada mais justo. Merecido e parabéns.

    Abraço fraterno.

    Lucena

  122. bonat Diz:

    Hamilton

    Em primeiro lugar, minhas desculpas por não ter respondido antes, mas o filtro do gmail colocou sua mensagem na caixa de spam, assim somente o vi hoje.
    Segundo, nosso parabéns pela nomeação e nossa certeza de que farás jus com muito mérito.

    Abraços

    Ernani, Valéria e Neto

  123. bonat Diz:

    Gen BONAT

    Cumprimento prezado colega pelo ingresso na Academia de Cultura de Curitiba. Sucessos Ahi

  124. bonat Diz:

    Prezado General Bonat
    Cumprimentos e nosso grande “quebra costela” (abraço) ao novo Acadêmico.
    Lembranças à D. Norma.
    Gildo e Júlia Flores.

  125. bonat Diz:

    General Bonat:
    Meus sinceros parabéns por tão merecida posse.
    Como gaúcha, adorei o ditado citado no seu texto…
    Um grande abraço,
    Iára Maria Bazán Selbach

  126. bonat Diz:

    Olá amigo Bonat !
    Você está muito bem na foto, ainda por cima coberto com a cor da Artilharia. Parabéns pela honraria, nós seus amigos ficamos felizes, é o reconhecimento pelos trabalhos apresentados, prossiga.
    Abcs,
    Costa Lemos

    Parabéns !!!!

  127. bonat Diz:

    Olá grande amigo Bonat.
    Ogulhosamente te parabenizo pela posse na ACCUR.
    Sucesso e mais sucesso.
    Aceite o meu forte abraço.
    Feliz Natal e um venturoso 2013 a você e familiares.
    Cirino

  128. bonat Diz:

    Caro Amigo BONAT ( Também é imortal?)
    Por problemas de saúde de nosso Júnior, permanecemos em São Paulo até ontem, dia 4 de dezembro. Não levamos
    computador para São Paulo e ficamos “fora do ar” por uma semana. Entretanto, ainda é tempo de cumprimentá-lo por mais essaa vitória pessoal tão distinta, merecida, justa e enobrecedora, que orgulha não somente tua família, como também nós todos que temos o privilégio de nos colocarmos no rol de teus verdadeiros amigos.
    Cumprimentos efusivos a você e D. Norma. Que Deus os proteja e que continue tua ascenção pessoal.
    Abraços
    Angela e Maciel

  129. Ana Patricia Leonel Diz:

    Parabens por mais essa conquista !! Como disse a Idema :” Eh muito bom ter um imortal por perto, na família ” porque vocês fazem parte da minha .
    Estou muito feliz !!
    Beijos a todos
    Patty

  130. BPVMA Diz:

    Ao amigo Gen Bonat,

    Nossos Parabéns !

    BPVMA – Diretoria

  131. NUNES Diz:

    Caro Gen. Bonat:

    A espora procura o garrão, tanto quanto o cabresto o buçal.
    Isto quer dizer que a sua indicação para a Academia de Cultura de Curitiba é merecida e necessária. Compactuo da sua afirmativa de que cultura é continuidade histórica e precisa, nas suas diferentes manifestações, ser preservada e alardeada para a sociedade. É o “DNA” do nosso povo, é a nossa identidade. Por certo, vais engrandecer o já seleto grupo de acadêmicos com os seus trabalhos de grande poder reflexivo – buenacho como tordilho pra água. Aliás, até parece que o Sr. é gaúcho pelo alto grau de politização? Um abraço chinchado, do tamanho do Rio Grande e sucesso nesta nobre empreitada!

    NUNES
    Academia de História Militar Terrestre do Brasil
    Delegacia Morivalde Calvet Fagundes – Caxias do Sul – RS

  132. bonat Diz:

    Caro Bonat,
    Parabéns pelo seu trabalho, coroado com o merecido ingresso na Academia de Cultura de Curitiba, fruto da excelência da abordagem dos temas explorados e da forma clara e elegante como os redige.

    Um abraço do RP

  133. Paulo Meyer Diz:

    Parabéns prezado Gen Bonat, pelo merecido reconhecimento!!! Paulo Meyer

Deixe um Comentário