Andradas, um nome de forte

Exatos 299 metros separam os morros do Guaiuba e do Munduba, onde, em 1942, o Forte dos Andradas foi inaugurado para fazer face a possíveis bombardeios nazistas. A 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa, ali instalada, e a Fortaleza de Itaipu, já existente em Praia Grande, passaram a fechar e proteger a entrada do porto de Santos.

Terminada a Guerra, com o passar do tempo, ambos tornaram-se obsoletos. Hoje, Itaipu abriga uma unidade de artilharia antiaérea, enquanto o Forte dos Andradas sedia o quartel-general da Brigada de Artilharia Antiaérea, Comando estratégico do nosso Exército.

Num dos extremos da praia, pouco a pouco, foi sendo edificado um pequeno hotel de trânsito, simples e sem muito luxo, para os militares poderem desfrutar com a família, indenizando, é claro, alguns poucos dias de férias.

A simplicidade era compensada pela beleza do local, emoldurado pela mata atlântica, ainda preservada e respeitada naquele lugar, e pela existência de um sítio histórico. Mesmo assim, nos anos de 2001 e 2002, quando estive à frente da Brigada, ele não era muito procurado. Quando o Presidente Lula o descobriu, a afluência aumentou. Entre dezembro e março, para se conseguir uma vaga passou a ser necessário reservar com bastante antecedência.

O risco era de o presidente querer hospedar-se lá. Neste caso, todas as reservas seriam canceladas. Foi o que aconteceu agora. Por três semanas, ele ficou bloqueado e pelo menos trinta famílias ficaram frustradas. Provavelmente, tiveram que curtir o verão em casa ou na de parentes.

A questão é se um ex-presidente merece esse tipo de privilégio. Podem até dizer que sim, afinal, ele deixou recentemente o cargo. Mas podia, ao menos, ter esperado chegar a baixa temporada, quando não prejudicaria tanta gente.

Tenho a impressão que os irmãos Andradas, que sabiamente costuraram nossa Independência, agiriam de maneira mais ética. Por isso, mesmo depois de tantos anos, seu nome continua forte e respeitado na Baixada Santista. A denominação do agora famoso Forte dos Andradas é apenas uma das inúmeras honrarias que receberam post-mortem, homenagem evidentemente merecida.

26 Respostas para “Andradas, um nome de forte”

  1. Gabriel Cruz Pires Ribeiro Diz:

    Bonat,
    Sua crônica, como sempre oportuna, aborda alguns aspectos sensíveis e interessantes.
    Será que realmente foi o Ministro da Defesa quem convidou o ex-presidente Lula para se hospedar no Hotel de Trânsito do Forte dos Andradas?
    Ou será que resolveram apresentar essa versão depois que a imprensa divulgou a notícia dessa hospedagem 0800?
    Não creio que quem passou os dois mandatos viajando pelo mundo às custas da nação possa ter a preocupação de deixar para ocupar o HTO no período de baixa temporada.
    Gabriel.

  2. jeova Diz:

    Deixa passar algum tempo e eu irei fazer algum comentário pertinete ao assunto. Será se no Forte de Copacabana está disponível para qualquer pé rapado da reserva ver as queimas de fogos no final de ano?
    É simplesmente uma ingenua pergunta!
    Abraço
    Jeová

    Lula jamais em tempo algum merece tal tratamento

  3. Emilio Wagner J. Kourrouski Diz:

    Caro Jeová tu fostes muito feliz no comentário sobre o HT do Forte Cpacabana, pois já tentei com bastante antecedência ou pouca antecedência uma reserva lá e nunca consigo. As desculpas são as mais esfarrapadas possíveis.
    Quanto ao que o Bonat escreveu, é sempre agradável ler seus textos, pois além de bem escritos, nos levam a outros planos.
    Abs.
    Kokó

  4. Ivan Furlan Diz:

    Querido amigo e Capitão da 2 Bia Can de Caxias do Sul classe 1978 recebi seus e-mails mas o tempo para mim e curto, mas hoje tirei um tempinho para lhe escrever, creio que o Brasil esta perdido devido aos próprios partidos políticos corrompidos, onde todos estão com o (COMO DIZ O DITADO) rabo preso,
    onde ninguem se manifesta, engolem calados vendo esta barbaridade e outras acontecerem, onde a UNE e Sindicados são literalmente comprados para se calarem, onde estão os caras pintadas? as ongs e outros movementos? Um homem comum, nosso ex-presidente novamente dando demostração de que nossas leis e limites, para ele de nada valem. Abcs

  5. Mario Gardano Diz:

    Amigo Bonat, a lei foi feita para beneficiar os mais fortes e poderosos infelizmente,portanto quem pode manda e quem tem juizo obedece.
    abraços
    Mario

  6. Carlos Zatti Diz:

    Pertinente, meu caro Bonat. Mui pertinente!
    Com o apoio do Zatti

  7. Gustavo Rocha da Silva Diz:

    Perfeito, General! Nem o Exército, nem a família militar nem o bom nome dos Andradas merecem tal afronta.

  8. Pedro Diz:

    Caro Bonat, creio que este quartel como os demais nao deve ter sua intencao original desvirtuada, pois creio que lugares assim nao devem ser destinados a veraneio nem de presidentes nem de qualquer outra pessoa, militar ou civil.

  9. Ênio José Toniolo Diz:

    O amigo foi muito feliz e didático em sua apreciação.
    A realidade é exatamente como analisou – para tristeza e vergonha nossa!
    Continue escrevendo verdades.
    Abraços,
    Ênio

  10. Pedro Diz:

    Caro Bonat, este assunto me vez lembrar um fato curioso que me ocorreu em outubro de 2010: encontrava-me caminhando pela Avenida das Americas, na cidade de New York, quando de repente me deparei com uma enorme estatua masculina em bronze onde, aos seus pes estava escrito: ANDRADA. Curioso parei e notei que se tratava de do nosso Jose Bonifacio de Andrada e Silva! Mais adiante estava escrito (em inles) que aquela estatua era uma doacao do povo brasileiro a cidade de New York, em 1953. Dai pude fazer a conotacao: Avenida das Americas e aquele local, pois tratava-se de uma praca com muitas outras estatuas de lideres americanos. Esta descoberta, ali em plena Manhatan, me vez sentir orgulho de nosso pais e de nossos herois, ao mesmo tempo que me senti grato aos americanos pela iniciativa em homenagear nosso Brasil.

  11. Mário Ivan Bezerra Diz:

    É, amigo Bonat, é isso aí. Seu comedidíssimo comentário está correto. Será que nosso ex-presidente não desconfia que constrangeu meio mundo?

  12. Carlos Gama Diz:

    Meu caro General Bonat, parabéns pelo texto.
    De conteúdo leve a princípio, ele nos traz um pouco da história da qual aprendemos a nos orgulhar e, depois, também um tanto da história mais recente, da qual ainda iremos nos envergonhar.
    Por um sem número de exemplos e de mostras, não poderíamos esperar outro comportamento do ex-presidente do Brasil, mas o que eu não imaginava, era o convite ministerial que lhe permite usufruir com toda sua troupe, da hospedagem “bancada” pelos cofres minguados da Arma.
    A nossa patente carência de princípios e de noções de cidadania, faz com que a maioria dos ocupantes de cargos públicos, eletivos ou não, acabe se locupletando indevidamente na função e se comportando como se senhores feudais fossem.
    Parece que nascemos fora de época ou permanecemos além do tempo para o qual estávamos preparados.

  13. Luiz Gastão Felizardo Diz:

    Meu caro General,

    Esse “cidadão” que se diz o político mais popular do mundo, nunca teve ética e nem respeito pelas nossas leis, se tivesse, seus filhos, no apagar das luzes do seu govêrno, não teriam recebido os passaportes que são concedidos as autoridades no exercício de seus mandatos.

  14. Diva Malucelli Diz:

    Hamilton, li , em algum lugar, que o nosso ex-presidente teria ido para lá a convite do sr. Nelson Jobim, Ministro da Defesa, o qual ele defendeu a permanência no cargo. Acredito que deva ser uma desculpa esfarrapada.
    Não duvido, que daqui a alguns dias , nós o vejamos usando o Aerolula, nem que seja, simplesmente acompanhando ou “assessorando ” a Presidente, a pedido dela, é claro.
    E o aguarde em 2014, porque ele não parece estar querendo mudar de hábitos…

  15. Fernandes Diz:

    Gen Bonat, digo com tudo isso que mais uma vez nós pagamos a conta. E as Férias no Forte é apenas um será que ja nos esquecemos dos passaportes diplomáticos……. o que virá depois.

  16. Betty Diz:

    Olá, Hamilton!
    Mesmo antes de ler sua crônica, eu tinha ficado indignada com o fato de o ex-presidente ainda ter ido para lá.
    Penso que,agora ele poderia arranjar outro local de veraneio, pois recursos não lhe devem faltar,deixando assim lugar para os que possuem mais direito que ele.
    Vai ver que ele gostou mesmo de lá!
    Abraços

  17. Alexandre Alexandrini Diz:

    Bonat, agradeço muito seus textos, já encaminharei a todos, priorizando os meus contatos que fazem julgamentos baseado no pão e circo que o povo tem recebido, mas que mais dia menos dia perceberão que o pão e o circo estão ensopados no mar de lama de nossa política.

  18. Dirceu Rigoni Diz:

    Estimado Hamilton,

    A cada crônica você está superando minhas expectativas de leitor, porque, tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível.

    Assumir a Presidência da República efetivamente é um privilégio, e que privilégio…
    Quem me dera um dia ser Presidente da República !
    Benefícios que um Ex-Presidente deste país tem direito:

    DECRETO N. 6.381, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2008
    Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva
    Casa Civil: Tarso Genro
    Sub-Chefia Assuntos Jurídicos: Jorge Armando Felix

    Forte abraço,

    Zé Dirceu.

  19. bruno perin Diz:

    Caro Gal Bonat,
    Como sempre suas crônicas são oportunas, especialmente sobre
    o Forte dos Andradas, até onde vai os desmandos do Sr. Lula?
    Está na hora de ele saber que é um cidadão comum,só com os
    previlégios de ex Presidente, que já são muitos.
    Bruno

  20. jane Diz:

    Caro general…É como sempre digo: ” o povão não tem noção destes desmandos”,e então…Lula desfruta como um pachá!!!
    Ótima crônica, a realidade tem que ser dita.!!Ou ELE pensa que vai desfrutar e todos vão aplaudir. E pensar que isto é PT!!!. Parabéns

  21. jack manel Diz:

    O cachorro é o animal mais inteligente: não nos fornece carne, nem couro, nem leite, nem mel, nem lã, nem montaria nem… e é eleito o maior amigo do homem. É tão querido que as lojas de “pet shop” exibem uma infinidade de roupinhas e bugigangas para enfeitá-lo (aos olhos basbaques dos donos). Basta balançar o rabo e latir bem latido que leva todos na conversa.
    Qualquer semelhança com alguem que tambem “leva todo mundo na conversa! é mera coincidência.

  22. Ivanir Locatelli Diz:

    Agradeço ao amigo Dirceu Rigoni ter possibilitado acesso às suas crônicas.
    “Andradas, um nome forte”, além de uma aula de história chama a atenção para a falta de escrúpulos de um vendedor de sonhos que, mesmo fora do governo, ainda se julga detentor das prerrogativas do ocupante do cargo.
    Depois daquela dos passaportes para os filhos e neto, nada mais a estranhar…
    A próxima deverá ser o uso do avião presidencial para uma viagem de visita a Chavez ou Evo, tudo para defesa dos interesses da pátria.

  23. roselene ferreira Diz:

    Eu não fiquei nem um pouco admirada com este fato.
    Tudo o que ele faz é patético.Ele ter ido para o Forte já estava nos planos,so´haviam esquecido do nome do interesseiro que o convidaria. Qual o problema? Há oito anos ele desconhece a lei….
    Será que a Dona Dilma vai conseguir fazê-lo parar? DU-VI-DO!!!!!!!!!!!!!
    TUA CRONICA ESTÁ òTIMA.
    BJ DA
    Roselene

  24. katia Diz:

    Olá Bonat,com todo respeito ao seu comentário,devo dizer que vc foi cruel com nosso ex-presidente.Vc não sentiu o sentimento de triteza qd da pasagem da Faixa.Com certeza por ordens medica pra relaxar nada melhor que praia.
    Os militares que ficaram sem suas férias,qual a reclamação,levam uma vida boa,bem remunerada,sem aborrecimentos,perto da família.
    Esperamos que a Presidenta Dilma,não goste de praia e seremos felizes ao menos alguns dia no ano.
    Abraços.Katia

  25. Laura Vaz Diz:

    Mas será possível que não vamos ficar livres dessas aberrações? Já não foi suficiente aguentá-lo como presidente? Temos que engoli-lo também como ex? Começo a pensar que o milagre vai demorar um pouquinho mais…

    Um grande abraço e boa sorte para nós!
    Laura

  26. Sebastião Garcia de Souza Diz:

    É, tem gente que fez carreira na época da ditadura e não se conforma com os tempos democráticos e atira às cegas (do fundo de seu quintalzinho)no político brasileiro mais popular do planeta e da “pistoleira” que derrotou os generais e seus soldados rasinhos.

Deixe um Comentário