Dia da Pátria

Ao abordar o tema patriotismo, vem-me a preocupação de não transmitir a idéia de que este seja um assunto exclusivo dos militares. Embora tenha vestido farda por mais de quarenta e um anos, o que, vamos convir, exerce enorme influência sobre meus pensamentos e ações, vou tentar falar como um cidadão brasileiro que vive, sofre, alegra-se e sente as conseqüências de tudo o que aqui se faz de certo ou errado.
O Brasil, como qualquer país, passa ora por bons ora por maus períodos. O problema é algumas pessoas acreditarem que dificuldades conjunturais possam fazer diminuir o sentimento patriótico do nosso povo, quando, na verdade, ele é uma chama interior que nos dá força nas horas de desesperança.
Pátria não é apenas o país onde nascemos, ao qual nosso ser está preso pelas mais profundas raízes. Representa muito mais – é continuidade histórica, patrimônio comum, emoção, é coração. Não é de ninguém, pois a todos pertence.
O Sete de Setembro oferece a oportunidade para demonstrarmos o orgulho de ser brasileiro. É o momento de nos questionarmos sobre o que podemos fazer para o engrandecimento da nossa Pátria. E a resposta me parece simples – basta que cada um de nós procure ser uma pessoa de bem, termo em desuso, mas que resume o compromisso que devemos ter com nossos compatriotas.
Um país nunca será maior do que o amor que lhe dedicam seus filhos. Nosso dever com as futuras gerações é o de lhes transmitir o valor das coisas que são somente nossas e que nos caracterizam como nação. Assim fazendo, a cada Sete de Setembro teremos uma Pátria mais forte e mais independente.
Quantos nos invejam por sermos um povo inteligente, criativo e desprovido de toda ordem de preconceito! Quantos gostariam de possuir imensas riquezas naturais como as nossas! Quantos admiram nossa história, rica de vultos que merecem ser reverenciados e imitados! Será que somente nós não conseguimos reconhecer o nosso valor? É hora de nos olharmos no espelho e enxergar, também, o que temos de bom. É hora de aumentar nossa auto-estima para podermos passar às novas gerações a maior herança que recebemos dos nossos pais: o orgulho de ser brasileiro!

Deixe um Comentário